25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:721-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ENDOXILANASES PELA ESTIRPE STREPTOMYCES SP. SCPE-09 UTILIZANDO RESÍDUOS AGRO-INDUSTRIAIS

Mônica Pires Gravina de Oliveira (UFRJ); Fabio Nuno Marques da Vinha (UFRJ); Rodrigo Pires do Nascimento (UFRBa); Elba Pinto da Silva Bon (UFRJ); Rosalie Reed Rodrigues Coelho (UFRJ)

Resumo

Na literatura existem muitos relatos sobre a indução da produção de xilanases por microrganismos através do uso de biomassa lignocelulósica, como farelo de trigo e bagaço de cana-de-açúcar. Portanto, para a produção de enzimas, a utilização de resíduos como substrato é altamente pertinente. Esta medida agrega valor ao resíduo e impede o seu acúmulo. As endoxilanases são as enzimas mais importantes na decomposição das xilanas, o principal componente do grupo das hemiceluloses vegetais. Assim sendo, o presente trabalho objetivou estudar e otimizar, através do recurso do planejamento fatorial completo, a produção de β-1,4-endoxilanases pela estirpe Streptomyces sp. SCPE-09, isolada de um solo de canavial em Pernambuco. Para o estudo da produção enzimática foram utilizadas 2 variáveis (% da fonte de C e da fonte de N) em 3 níveis (ponto central). Foi utilizado meio de sais minerais, pH 7.0, com milhocina (fonte de N) e farelo de trigo (fonte de C) em diferentes concentrações. Foram gerados 11 experimentos, que foram conduzidos em frascos Erlenmeyers de 125 mL, contendo 25 mL de meio de cultivo. Após inoculação de 25 mL de suspensão de esporos de SCPE-09 (109 UFC/ mL), os experimentos foram incubados a 28°C por 6 dias. A medida da atividade de β-1,4-endoxilanases foi determinada diariamente coletando-se o sobrenadante e quantificando-se os açúcares redutores gerados durante a incubação de 1,0 mL do extrato enzimático com 1,0 mL de solução 1,0% (p/v) xilana oat spelts em tampão citrato de sódio 50 mM pH 5.3, a 50ºC/20 min. A quantificação dos açúcares foi realizada através do método do DNS. Como parâmetro de estudo da atividade xilanolítica o 5° dia foi selecionado. As maiores atividades, 22.8 U/mL e 21.3 U/mL, foram observadas nos 6° e 5º dias, respectivamente, na presença de 1,0% (p/v) de farelo de trigo e 0,4% (p/v) milhocina. A análise dos resultados sugeriu que a concentração ótima de N deverá ser menor do que 0,19% (p/v) para obtenção de uma resposta otimizada. A melhor concentração da fonte de C indicada foi de 1,0% (p/v). Portanto, a tendência de maior produção enzimática foi observada com a redução na concentração de milhocina. A estirpe Streptomyces sp. SCPE-09 se mostrou promissora na produção de xilanases, sugerindo possível aplicação em atividades industriais.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 㰀⼀䈀㸀䌀一倀焀Ⰰ 䘀䤀一䔀倀Ⰰ 䘀䄀倀䔀刀䨀⸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀渀搀漀砀椀氀愀渀愀猀攀猀Ⰰ 匀琀爀攀瀀琀漀洀礀挀攀猀 猀瀀Ⰰ 爀攀猀搀甀漀猀 愀最爀漀ⴀ椀渀搀甀猀琀爀椀愀椀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀