25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:711-3


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

BIOATIVIDADE DE MOLÉCULAS NATURAIS E COMPOSTOS SINTÉTICOS SOBRE O FUNGO DIMÓRFICO SPOROTHRIX SCHENCKII.

Luciana da Silva Mathias (UENF); Patrícia Silva Andreão (UENF); Paulo César Muniz de Lacerda Miranda (UENF); Luis César Passoni (UENF); Michelle Rocha (UENF); Christiane Fernandes (UENF); Olney Vieira-da-motta (UENF)

Resumo

Sporothrix schenckii é um fungo dimórfico causador da esporotricose, uma micose subcutânea com distribuição mundial que acomete o homem e animais e efeitos colaterais no tratamento podem ocorrer. Avaliar a bioatividade de moléculas de extrato do epicarpo da planta Jatobá (Hymnea stignocarpa) (EP), compostos sintéticos como heteropoliácidos (HPA) e compostos de coordenação com atividade de nuclease sintética (CNS) sobre o fungo, além de alterações microscópicas intracelulares após os tratamentos são os objetivos deste estudo. Alíquotas de 100mL (0,5 McFarland DO550nm) do inóculo de cinco cepas leveduriformes adicionadas a 1,8mL de caldo BHI e 100mL das substâncias nas concentrações de 0,22mg/mL (CNS), 0,28mg/mL (HPA) e 500 mg/mL (EP) foram incubados à 37ºC. Pelo teste de difusão em agar BHA, 50mL de cada substância foram depositados em orifícios de 5,0 mm previamente semeado com 100mL do inóculo e observados halos de inibição. O efeito inibitório em meio líquido com (CNS) foi superior com o ligante HPCLNOL na presença de zinco e cobalto e os ligantes BSA, BSE, BMPA e MBPA na presença de cobre. Inibição comparada ao efeito de itraconazol foi obtida com os ligantes HPCLNOL, BMPA e MBPA sozinhos. O efeito dos (HPA) com sal de prata Ag3[PMo12O40] foi mais efetivo do que o Ag6[SiW10V2O40]. Em ordem decrescente, extratos puros de (EP) P1, PS1, ozato, isoozato, PS5, PS3, P2 e P5 mostraram maior eficiência, enquanto seus derivados semi-sintéticos S2A e S3A revelaram efeito sinergístico quando associados aos extratos puros. Todos os produtos testados demonstraram efeito fungistático sobre S. Schenckii na sua forma leveduriforme. Em ágar, somente os (CNS) e (HPA) produziram halos de inibição indicativos de sensibilidade nas concentrações de 0,18mL/mL e 0,56mg/mL, respectivamente. Análise de ME estão em andamento. Os resultados revelam que as moléculas naturais e sintéticas testadas apresentaram potencial aplicação com atividade antifúngica frente a S. Schenckii.     Apoio financeiro FAPERJ.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 ⌀  䘀䘀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 吀愀栀漀洀愀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 ⌀  䘀䘀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 倀䴀椀渀最䰀椀唀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 椀琀愀氀椀挀∀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀䤀㸀匀⸀ 猀挀栀攀渀挀欀椀椀㰀⼀䤀㸀Ⰰ 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 ⌀  䘀䘀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 吀愀栀漀洀愀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 ⌀  䘀䘀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 倀䴀椀渀最䰀椀唀∀㸀洀漀氀挀甀氀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀漀猀 猀椀渀琀琀椀挀漀猀 攀 洀椀挀爀漀猀挀漀瀀椀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀㰀䤀㸀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䤀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀漀洀瀀漀猀琀漀猀 猀椀渀琀琀椀挀漀猀Ⰰ 䴀椀挀爀漀猀挀漀瀀椀愀 䔀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 䴀漀氀挀甀氀愀猀 一愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 匀瀀漀爀漀琀栀爀椀砀  猀挀栀攀渀挀欀椀椀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀