25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:709-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ATIVIDADES LIPOLÍTICAS DE MICRO-ORGANISMOS ISOLADOS DE SOLO DE MANGUEZAL DO CEARÁ.

Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira (UFC); Lidiane Leal Rocha (UFC); Georgia Barguil Colares (UFC); Laís Feitosa Machado (UFC); Vânia Maria Maciel Melo (UFC)

Resumo

Enzimas lipolíticas de origem microbiana constituem uma classe valiosa de biocatalisadores para aplicação biotecnológica, devido à versatilidade de suas propriedades, no que se refere à atuação enzimática,  especificidade ao substrato e facilidade de produção em massa, sendo uma das enzimas mais utilizadas nas indústrias farmacêutica, cosmética, química fina, alimentícia e petroquímica. O solo possui uma fonte rica de  micro-organismos com grande versatilidade metabólica, capazes de sintetizar enzimas potencialmente importantes para aplicações industriais. Atualmente existem poucos estudos no Brasil, particlularmente no Ceará, direcionados ao conhecimento da diversidade e exploração dos micro-organismos de solos de manguezal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de bactérias de solo de manguezal da Barra Grande (Icapuí-Ceará) para produzir enzimas lipolíticas, visando a descoberta de novos biocatalisadores. Para tanto, dez cepas isoladas do solo foram cultivadas em Caldo nutritivo por 18 h a temperatura ambiente e posteriormente 10 uL das culturas foram inoculadas na superficie de placas de Agar LB contendo 1% (v/v) dos esteres trioleína (57C) emulsificada com 0,01% (v/v) de polisorbato 80 ou tributirina 1% (v/v) como substratos para lipases. Como controle, foi usada uma lipase produzida por uma cepa da levedura Candida rugosa. As placas foram incubadas à temperatura ambiente por cinco dias, após o que a atividade lipolítica foi confirmada pela hidrólise do substrato, visualizada como zona clara, ao redor das colônias. Todas as linhagens de bactérias testadas apresentaram atividade contra a tributirina e sete também foram capazes de hidrolisar a trioleína, um éster de cadeia mais longa. Assim, das dez linhagens estudadas, sete podem ser classificadas como produtoras de lipases, por degradarem tributirina e trioleína, e três como produtoras de esterases, por hidrolisarem apenas tributirina. Esses resultados demonstram a importância de explorar os solos de manguezais para a descoberta de novos genes ou linhagens produtoras de enzimas de interesse industrial ou biotecnológico.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䐀攀昀愀甀氀琀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 䘀唀一䌀䄀倀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀氀椀瀀愀猀攀猀Ⰰ 洀愀渀最甀攀稀愀氀Ⰰ 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀