25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:702-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

EFEITO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS EM ESPOROS DE CLOSTRIDIUM ESTERTHETICUM E CLOSTRIDIUM GASIGENES.

Marisa Emiko Kawaichi (Unicamp); Ana Beatriz Poker Ferreira (Unicamp); Izabella Tesoto Loscalzo (Unicamp); Dirce Yorika Kabuki (Unicamp); Arnaldo Yoshiteru Kuaye (Unicamp)

Resumo

Embora o Brasil seja um dos maiores fornecedores mundiais de carne bovina, os estabelecimentos de abates ainda encontram dificuldades no controle microbiológico do produto final. Carnes embaladas a vácuo podem apresentar uma deterioração, caracterizada por distensão da embalagem (estufamento) e presença de odores sulfurosos, causados por clostrídios psicrotróficos e psicrofílicos, como Clostridium estertheticum e Clostridium gasigenes. Considerando-se a importância da exportação de carne para a economia brasileira e a garantia de sua qualidade para o comércio exterior, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos dos ácidos orgânicos sobre esporos de C. estertheticum e C. gasigenes, visando o controle da germinação desses esporos em carnes para evitar sua deterioração e conseqüente estufamento na embalagem. Foi realizado o teste in vitro de diluição-neutralização, utilizando ácido acético 2%, ácido lático 2% e uma solução de ácidos contendo 2% ácido acético, 1,% ácido lático, 0,25% ácido cítrico e 0,1% de ácido ascórbico em contato com esporos de C. gasigenes e C. estertheticum. Os tempos de exposição utilizados foram 5, 15 e 30 minutos e a neutralização da atividade dos ácidos foi realizada com uma solução contendo 0,2 M de bicarbonato de sódio e 0,2 M de carbonato de sódio. Após plaqueamento em ágar peptone yeast PYGS e incubação a 15°C para C. gasigenes e 10°C para C. estertheticum por até 3 semanas, o efeito da ação dos ácidos foi avaliado através do fator de inativação (IF) o qual deve ser de aproximadamente 4 log10 UFC de redução para que haja um efeito esporicida. A análise dos resultados revelou uma baixa ou nenhuma eficiência – redução da contaminação inferior a 1 log UFC/mL – dos ácidos orgânicos sobre os esporos estudados. Assim, a aplicação destes ácidos em carcaças bovinas resfriadas não seria eficiente para o controle de C. gasigenes e C. estertheticum em carne embalada a vácuo e outros métodos devem ser investigados para a eliminação destes microrganismos da linha de processamento e conseqüentemente do produto final.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀 ㄀㠀瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ⴀ㄀㠀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 洀猀漀ⴀ氀愀礀漀甀琀ⴀ最爀椀搀ⴀ愀氀椀最渀㨀 渀漀渀攀㬀 洀猀漀ⴀ氀椀猀琀㨀 氀  氀攀瘀攀氀㄀ 氀昀漀㄀㬀 琀愀戀ⴀ猀琀漀瀀猀㨀 氀椀猀琀 ㄀㠀⸀ 瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 挀氀愀猀猀㴀刀漀搀愀瀀䌀栀愀爀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 匀礀洀戀漀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㈀⸀ 瀀琀∀㸀뜀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀㨀 㜀瀀琀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㈀⸀ 瀀琀∀㸀䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀☀渀戀猀瀀㬀ⴀ 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 挀氀愀猀猀㴀刀漀搀愀瀀䌀栀愀爀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀挀椀搀漀猀 漀爀最渀椀挀漀猀Ⰰ 挀愀爀渀攀 攀洀戀愀氀愀搀愀 愀 瘀挀甀漀Ⰰ 䌀氀漀猀琀爀椀搀椀甀洀 攀猀琀攀爀琀栀攀琀椀挀甀洀Ⰰ 䌀氀漀猀琀爀椀搀椀甀洀 最愀猀椀最攀渀攀猀Ⰰ 攀猀瀀漀爀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀