25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:690-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

ATIVIDADE IN VITRO DE BOVICINA HC5 SOBRE LINHAGENS DE STAPHYLOCOCCUS E STREPTOCOCCUS ISOLADAS DA MASTITE BOVINA

Marcelo Souza Pinto (MAPA); Fernanda Godoy Santos (UFV); Ana Andréa Teixeira de Carvalho (UFV); Maria Aparecida Vasconcelos Paiva Brito (Embrapa); Hilário Cuquetto Mantovani (UFV)

Resumo

A mastite bovina é uma infecção que acarreta na redução da quantidade e qualidade de leite produzido. Entre os microrganismos implicados nessa doença, destacam-se linhagens de Streptococcus e Staphyloccus. O uso indiscriminado de antibióticos no controle desses microrganismos tem levado à seleção de linhagens resistentes, o que tem estimulado o estudo de métodos alternativos no controle da mastite bovina. Bacteriocinas tem sido sugeridas como uma alternativa no controle dessa doença. Neste estudo foi avaliada a atividade da bovicina HC5, uma bacteriocina produzida por Streptococcus bovis HC5, contra várias linhagens de Staphylococcus e Streptococcus  (n=256) isoladas da mastite bovina. Pelo método de difusão em ágar, a bovicina HC5 inibiu 80% das linhagens de Streptococcus e Staphylococcus testadas. A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) mostrou que a concentração de bovicina HC5 necessária para inibir o crescimento dos microrganismos isolados da mastite bovina variou entre os microrganismos testados, e aproximadamente 95% das linhagens apresentaram CIM variando de 40 a 2560 AU/mL. Quando concentrações crescentes de bovicina HC5 (80 a 640 AU/mL) foram adicionadas em meio BHI, o crescimento de linhagens de S. aureus e coagulase-negative Staphylococcus foi completamente inibido, mesmo na presença de 80 AU/mL. Para a linhagem de S. agalactiae testada, concentrações de 80 a 320 AU/mL reduziram a velocidade de crescimento to microrganismo em mais de 70%, mas o crescimento foi completamente inibido se a concentração foi aumentada para 640 AU/mL. Para S. bovis e S. uberis, a concentração de 80 AU/mL resultou no aumento da fase lag em mais de 20 horas. Concentrações acima de 320 AU/mL inibiram completamente o crescimento destes microrganismos. Os resultados obtidos indicam que a bovicina HC5 possui potencial para ser utilizada no controle dos microrganismos predominantes da mastite bovina.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀 攀 䌀一倀焀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀䄀䌀吀䔀刀䤀伀䌀䤀一䄀Ⰰ 䈀伀嘀䤀䌀䤀一䄀 䠀䌀㔀Ⰰ 䴀䄀匀吀䤀吀䔀 䈀伀嘀䤀一䄀Ⰰ 匀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀Ⰰ 匀琀愀瀀栀礀氀漀挀漀挀挀甀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀