25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:664-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ATIVIDADE LIPOLÍTICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE INVERTEBRADOS MARINHOS

Bruna Westphal Pereira (UNIVALI); Marcus Adonai Castro-silva (UNIVALI); André Oliveira Souza Lima (UNIVALI); Leonardo Rubi Rörig (UNIVALI)

Resumo

O ecossistema marinho é o maior do planeta, porém permanece como um ambiente pouco explorado, onde habitam organismos com atributos ainda desconhecidos, consistindo em uma abundante fonte para pesquisa e desenvolvimento. Em particular bactérias que conseguem sobreviver em condições extremas em ambientes marinhos são fontes potencialmente ricas de biomateriais e biocatalisadores. A aplicação das enzimas, como catalisadores em processos industriais, é cada vez mais utilizada, estando reações de hidrólise, síntese e inter-esterificação de lipídeos por meio das lípases, entre os processos de maior interesse. As lipases microbianas são as mais utilizadas, por sua relativa facilidade de produção e abundância de microrganismos capazes de sintetizá-las. Neste trabalho, microrganismos de invertebrados coletados de zonas oceânicas profundas (até 700m) do Atlântico Sul foram cultivados, selecionados e avaliados quanto à produção da enzima lipase. Para isto foi realizado o cultivo dos microrganismos, em Agar Marinho contendo Tween 20 (1%) a 15ºC. Posteriormente as colônias isoladas foram repicadas até obtenção de culturas puras. A avaliação da atividade lipolítica dos microrganismos isolados foi realizada em placas de Petri contendo meio sólido específico, com inóculos pontuais. Transcorrido o tempo de incubação, os diâmetros das zonas de hidrólise (fh) foram medidos, assim como o diâmetro das colônias (fc), e índices de atividade enzimática (IE) foram calculados utilizando-se a fórmula: IE = fh/fc. Através dos procedimentos de isolamento foram obtidas 21 cepas bacterianas. Quanto à avaliação da produção da enzima lipase, foi possível verificar nos ensaios em placas, a presença de atividade lipolítica em grande parte das amostras testadas, sendo que as amostra número cinco, quatro e dois, provenientes de Anêmona, Ouriço e Esponja respectivamente, as de mais destaque em relação à produção de enzima, tendo as colônias isoladas considerável formação de halos com precipitados ao redor das colônias.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 最甀愀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀Ⰰ 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀 氀椀瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 氀椀瀀愀猀攀猀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 最甀愀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀Ⰰ 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀 氀椀瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 氀椀瀀愀猀攀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀