25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:646-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

ANÁLISE DO PERFIL DE RESISTÊNCIA DO GÊNERO SALMONELLA ISOLADO DE VESÍCULAS BILIARES DE BOVINOS

Francesca Silva Dias (UFF); Angélica Cristina de Souza (UFLA); Robson Maia Franco (UFF); Elmiro Rosendo Nascimento (UFF); Iacir Francisco Santos (UFF)

Resumo

Em criações de bovinos, onde antimicrobianos são utilizados, ocorre alta pressão de seleção e estirpes genéricas passam apresentar multirresistência a fármacos. No Brasil, o gasto com antimicrobianos na espécie bovina é muito elevado, superando em 2008 mais de um bilhão de reais. O objetivo do trabalho é analisar o perfil de resistência de salmonelas isoladas de vesículas biliares (líquido biliar e epitélio vesical) de bovinos abatidos em matadouro frigorífico sob inspeção sanitária. A pesquisa de Salmonella spp. foi realizada no laboratório de Microbiologia da Universidade Federal Fluminense. O gênero foi isolado de vesículas biliares, tanto do líquido biliar e epitélio vesical, de 30 bovinos. Para as estirpes foi realizado o teste de sensibilidade aos antimicrobianos, segundo as recomendações do "Clinical and Laboratory Standards Institute" (CLSI). Para testar a frequência de resistência aos fármacos no líquido e epitélio vesical realizou-se o teste exato de Fisher, ao nível de significância 0,05. Salmonelas foram resistentes tanto no líquido quanto no epitélio aos antimicrobianos: cefalotina, sulfazotrim e ampicilina. No epitélio, a sensibilidade da bactéria ocorreu aos fármacos: cefotaxima, ceftadizima e aztreonam; e no líquido, sensibilidade maior foi ao aztreonam. A frequência de resistência a cada fármaco no líquido e epitélio não foi estatisticamente significativa, em exceção à droga cefotaxima, tendo maior resistência no líquido. Ao comparar a multirresistência a fármacos entre líquido e epitélio de uma mesma vesícula também não foi estatisticamente significativo, embora no líquido a média de resistência a número de fármacos tenha sido superior. Segundo o presente trabalho, o fármaco aztreonam seria a droga de escolha para o controle do gênero em bovinos, sendo alarmante o fato que algumas estirpes de salmonelas analisadas no estudo foram resistentes a doze antimicrobianos testados, caracterizando a redução de opção terapêutica em casos de infecção invasiva em animais.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 䌀䄀倀䔀匀⸀㰀䈀刀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀渀琀椀洀椀挀爀漀戀椀愀渀漀猀Ⰰ 䈀漀瘀椀渀漀Ⰰ 匀愀氀洀漀渀攀氀氀愀Ⰰ 嘀攀猀挀甀氀愀 䈀椀氀椀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀