25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:630-2


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO 2-(BENZILIDENOAMINO)FENOL CONTRA FUNGOS DE INTERESSE CLÍNICO

Thais Furtado Ferreira Magalhães (UFMG); Cleiton Moreira da Silva (UFMG); Cleide Viviane Buzanello Martins (UFMG); Esther da Silva Dias (UFMG); Rosemeire Brondi Alves (UFMG); Haleta Evangelista de Lima Lemos (UFMG); Maria Aparecida de Resende (UFMG); Milena Batista Oliveira (UFMG); Danielle Letícia da Silva (UFMG); Adão Aparecido Sabino (UFMG); Ângelo de Fátima (UFMG)

Resumo

São muitas as infecções provocadas por fungos, no entanto, o tratamento dessas infecções tem se tornado cada vez mais difícil, pois muitos desses microrganismos já adquiriram resistência aos medicamentos usados na quimioterapia atual. Em nosso grupo de pesquisa foi realizada recentemente uma triagem de várias bases de Schiff hidroxiladas como potenciais agentes antifúngicos contra  Candida spp. Dentre elas, o 2-(benzilidenoamino)fenol (1) apresentou resultados similares ao observado para o fluconazol, um antifúngico de uso clínico indicado para várias candidíases. Neste trabalho descreve-se os resultados referentes às atividades antifúngicas de 1 contra Aspergillus spp. e isolados de Paracoccidioides brasiliensis de interesse clínico. O 2-(benzilidenoamino)fenol foi sintetizado a partir da condensação do 2-aminofenol com benzaldeído, conforme os procedimentos descritos na literatura. A avaliação das atividades de 1 contra Aspergillus spp. (ATCC e isolados clínicos – CI) e isolados de Paracoccidioides foi realizada seguindo, respectivamente, os protocolos M38-A e M27-A2 do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), com algumas modificações. A concentração inibitória mínima (CIM) foi determinada através de microdiluições das soluções testadas e o fluconazol foi empregado como controle positivo. Os menores valores das médias geométricas das CIMs obtidas para a base de Schiff 1 contra Aspergillus spp. foram de 10, 20 e 64 µg/mL para A. clavatus CI, A. fumigatus ATCC16913 e A. tamarii CI e A. fumigatus CI. O composto 1 foi mais potente do que o fluconazol para os isolados clínicos de A. clavatus, A. tamari e A. fumigatus. O composto 1 foi também mais potente (3 vezes) contra A. fumigatus ATCC. Por sua vez contra os valores das médias geométricas dos CIMs do composto 1 contra os isolados clínicos de P. brasiliensis variaram de 3 a 62 µg/mL. Para as isolados de Paracoccidioides MG05 e 17, o composto 1 foi de 2 e 3 vezes mais potentes, respectivamente, contra esses isolados do que para o fluconazol. Os valores de CIM observados para a base de Schiff 1 contra os demais isolados de P. brasiliensis também são promissores. 2-(Benzilidenoamino)fenol apresentou atividade antifúngica contra todos os fungos estudados, exceto para A. flavus e A. terreus. Novas bases de Schiff estão sendo sintetizadas e serão avaliadas em nossos grupos de pesquisa.

਀㰀倀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㄀㸀㰀䈀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀洀戀爀椀愀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀洀戀爀椀愀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀 攀 愀漀 䌀一倀焀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀㈀ⴀ⠀戀攀渀稀椀氀椀搀攀渀漀愀洀椀渀漀⤀昀攀渀漀氀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀渀琀椀昀切渀最椀挀愀Ⰰ 䈀愀猀攀猀 搀攀 匀挀栀椀昀昀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀