25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:614-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

SINERGISMO DA AÇÃO ANTIBACTERIANA DE PRÓPOLIS E ÓLEOS ESSENCIAIS

Isabella da Silva Probst (UNESP); Bruna Fernanda Murbach Teles Machado (UNESP); Ligia de Lima Carvalho (UNESP); Ary Fernandes Junior (UNESP)

Resumo

Devido ao acesso fácil e uso intenso dos antimicrobianos, linhagens bacterianas resistentes são selecionadas obrigando a busca de novos produtos com ação antimicrobiana. A terapia fundamentada em produtos naturais como a própolis e plantas medicinais, pode ser alternativa como antimicrobianos de uso convencional.  O estudo objetivou avaliar a ação antimicrobiana dos óleos essenciais de cravo da Índia (Caryophyllus aromaticus), gengibre (Zingiber officinale), canela (Cinnamomum zeylanicum) e hortelã-pimenta (Mentha piperita) e extrato etanólico de própolis (EEP) de A. mellifera, isoladamente sobre 16 linhagens de S. aureus e 16 E. coli, e também em associações de EEP com óleos visando sinergismo entre estes produtos. Previamente foram determinadas concentrações inibitórias mínimas (CIM) pela metodologia da diluição em Mueller Hinton Agar (MHA) e posteriormente cálculo dos valores de CIM90% para os produtos testados. Na sequencia foram realizados ensaios de curvas de sobrevivência e contagem de células viáveis (UFC/mL) nos tempos 0, 1,5,  3, 6, 9 e 24 horas de incubação para uma linhagens de S. aureus e E. coli, utilizando EEP misturado com cada um dos óleos em valores correspondente a ¼ e ½ valores das respectivas CIM90% obtidas previamente. De acordo com analise estatística, todos os óleos apresentaram atividade inibitória quando isoladamente, sendo o mais eficaz o óleo de canela com valores de 1,22 e 0,96 mg/mL frente S. aureus e E.coli respectivamente, enquanto o EEP sozinho apresentou valores bem distintos (1,86 e 20,12 mg/mL para S aureus e E.coli).  Na avaliação do sinergismo entre EEP e óleos frente a S. aureus, com uso de valores de ¼ e ½ da CIM90% dos produtos, a melhor combinação se deu com o óleo de gengibre. Nos ensaios para E.coli, a melhor combinação na proporção de ¼ da CIM90% se deu com o óleo de hortelã-pimenta; na proporção de ½, a melhor associação foi de EEP+canela. Como conclusão do estudo verificou-se a possibilidade de efeito sinérgico entre produtos naturais distintos, justificando a realização de estudos para obtenção de fitoterápicos com mistura dos produtos antimicrobianos naturais.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䄀瀀漀椀漀⸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ猀瀀愀挀攀爀甀渀㨀 礀攀猀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀 㰀⼀匀倀䄀一㸀䘀䄀倀䔀匀倀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀氀攀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 戀愀挀琀爀椀愀猀Ⰰ 猀椀渀攀爀最椀猀洀漀Ⰰ 愀漀 愀渀琀椀戀愀挀琀攀爀椀愀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀