25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:589-1


Área: Virologia ( Divisão P )

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO ROTAVÍRUS ASSOCIADOS À DIARRÉIA INFANTIL, NO TRIÂNGULO MINEIRO, EM 2007 E 2008.

Ana Carolina Bernardes Dulgheroff (UFTM); Luciana Penich Moreira (UFTM); Kelson Colmanetti Moreira (UFTM); Vera Gouvea (UFRJ); André Luiz da Silva Domingues (UFTM)

Resumo

O Rotavírus é o principal agente etiológico de diarréia aguda em crianças com menos de cinco anos e está associado à cerca de 661.000 mortes de crianças a cada ano em países em desenvolvimento. A partícula viral é formada por um capsídeo triplo, cuja camada externa é constituída pelas proteínas VP7 e VP4, que definem os tipos G e P, respectivamente. O genoma viral é composto por 11 segmentos de RNA de fita dupla. Este vírus apresenta uma grande variabilidade antigênica e diferentes combinações entre G e P podem surgir em uma determinada região e ao longo dos anos. No Brasil, em março de 2006, foi introduzida no Calendário de Imunização da Criança uma vacina contra o rotavírus. A realização de estudos sobre a caracterização do vírus é muito importante, pois é necessário conhecermos os genótipos circulantes antes e após a introdução da vacina. O objetivo de nosso estudo foi detectar e caracterizar rotavírus em fezes de crianças com gastroenterite nas cidades de Uberaba e Uberlândia nos anos de 2007 e 2008. A detecção do vírus foi feita através da visualização do ácido nucléico viral após extração a partir das fezes e eletroforese em gel de poliacrilamida (EGPA). As amostras positivas foram genotipadas por RT-PCR. De um total de 281, amostras 59 (21%) foram positivas para rotavírus e a prevalência do vírus foi maior em amostras de pacientes hospitalizados. A faixa etária mais atingida pela rotavirose em amostras de pacientes hospitalizados foi a de 7 a 24 meses; nas amostras de origem ambulatorial a maioria das crianças tinham mais de 48 meses. Os genótipos encontrados foram G2P[4], representando 98,3% das amostras, e G3P[8]. O monitoramento contínuo do vírus é importante para acompanhar a disseminação do rotavírus após a introdução da vacina, contribuindo ao entendimento de sua biologia e fornecendo subsídios para estudos epidemiológicos.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀儀 ⼀ 唀䘀吀䴀 ⼀ 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀瀀椀搀攀洀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 䜀愀猀琀爀漀攀渀琀攀爀椀琀攀 嘀椀爀愀氀Ⰰ 䜀攀渀漀琀椀瀀愀最攀洀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀