25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:581-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS EM ISOLADOS DE ACINETOBACTER SPP. E STAPHYLOCOCCUS AUREUS OBTIDOS DE JALECOS, EM UM HOSPITAL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE-RS.

Larissa Pires Ferigolo (IPA); Mariele Fenalte (IPA); Luciane Gelatti (IPA)

Resumo

Introdução: O ambiente hospitalar guarda uma íntima relação com as infecções nosocomiais, podendo proporcionar focos de contato e transmissão. Entre os microrganismos associados à etiologia das infecções hospitalares, o Acinetobacter spp e o Staphylococcus aureus permanecem como importantes patógenos.A capacidade de persistência e propagação destes dois microrganismos no ambiente hospitalar, aliada ao perfil de sensibilidade reduzido aos antimicrobianos, pode tornar a conduta terapêutica problemática. Os profissionais da saúde têm sido apontados, através de suas mãos, como importantes na disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar. Nosso objetivo foi identificar a presença de Acinetobacter spp e de Staphylococcus aureus em jalecos, assim como o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos.Materiais e Métodos: Estudo transversal, realizado com um grupo de 106 profissionais da saúde, no período de maio a julho de 2009. As amostras foram obtidas a partir do contato direto do meio de cultura ágar sangue com áreas específicas do jaleco. O material coletado foi encaminhado ao Laboratório de Microbiologia do Centro Universitário Metodista IPA, onde foram realizados métodos convencionais para o isolamento e identificação de Acinetobacter spp S. aureus. O antibiograma de todos os isolados foi realizado pelo método de Kirby-Bauer, seguindo as normas do CLSI (2008).Resultados: De um total de 106 coletas realizadas, 21 (19,8%)  apresentaram positividade para Staphylococcus aureus e 11 (10,37%) para Acinetobacter spp. Ao analisarmos os antimicrobianos específicos para o tratamento de infecções clínicas causadas por Acinetobacter spp, verificamos multiresistência (sensível apenas aos carbapenens e ampicilina-sulbactam) em 5 isolados. O perfil de resistência encontrado foi: amicacina e gentamicina (45,45%), sulfametoxazol/trimetoprim (72,72%), ciprofloxacina (63,63%), ceftazidima (54,54%), cefepima (54,54%) e ampicilina-sulbactam (9,09%). Já para  S. aureus, o perfil de resistência aos antimicrobianos foi:cefoxitina (28,57%), ciprofloxacina (33,33%), clindamicina (38,09%), eritromicina (42,85%), gentamicina (28,57%), penicilina (100%) e sulfametoxazol/trimetoprim (38,09%). Conclusão: Os resultados do presente estudo revelam os jalecos como veículo para a transmissão de microrganismos, o que sugere potencial fonte de infecções associadas aos cuidadores de saúde.O perfil antimicrobiano observado reflete provavelmente uma elevada pressão seletiva causada pelo uso extensivo de antimicrobianos. Esses fatores, somados a condições precárias de higiene, proximidade entre os pacientes, medidas de desinfecção impróprias e pacientes graves são importantes na disseminação desses patógenos.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䐀䔀䌀伀刀䄀吀䤀伀一㨀 渀漀渀攀∀㸀㰀䘀伀一吀 挀漀氀漀爀㴀⌀      㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀Ⰰ 猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㌀㸀㰀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀瀀琀ⴀ䈀刀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀䘀伀一吀 挀漀氀漀爀㴀⌀      㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀Ⰰ 猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㌀㸀㰀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀瀀琀ⴀ䈀刀㸀䄀瀀漀椀漀㨀䤀倀䄀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀䈀刀㸀㰀䈀刀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀挀椀渀攀琀漀戀愀挀琀攀爀 猀瀀瀀Ⰰ 匀琀愀瀀栀礀氀漀挀漀挀挀甀猀 愀甀爀攀甀猀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀