25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:544-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DA QUERCETINA E DO SEU DERIVADO RETUSIN COMO MODULADORES DA RESISTÊNCIA A DROGAS EM STAPHYLOCOCCUS AUREUS

Vivyanne dos Santos Falcão Silva (UFPB); Silvia de Siqueira (USP); Tânia Maria Sarmento da Silva (UFRPE); Maria José Vieira Fonseca (USP); José Pinto Desiqueira Júnior (UFPB)

Resumo

O aparecimento da resistência bacteriana tem minado o valor terapêutico dos antimicrobianos existentes, criando a necessidade, cada vez maior, da buca por alternativas capazes de reverter ou diminuir a resistência, como a procura por inibidores de mecanismos de resistência. Dentre os diversos mecanismos de resistência bacteriana, a proteína transmembrana de efluxo (bomba de efluxo) tem sido associada a resistência à múltiplas drogas. "Modificadores de atividade antibiótica" e "adjunvantes de antibióticos" são termos utilizados para drogas que modulam a resistência bacteriana a certos antibióticos, é o caso de alguns fitoconstituintes que inibem o sistema de efluxo. retusin é um flavonóide isolado das partes aéreas de Solanum paludosun Moric., S. jabrense Agra & Nee e outras espécies das mais diversas famílias, podendo também ser produto da síntese a partir da quercetina. No presente trabalho avaliou-se, como modificadores de atividade antibiótica em Staphylococccus aureus, os flavonóides 3,3',4',4,6-pentahidroxiflavona (quercetina) e quercetina-3,7,3'4'tetrametil éter (retusin). As linhagens bacterianas utilizadas expressam o gene norA, mrsA ou tetK codificadores das proteínas de efluxo: NorA (norfloxacina), MrsA (macrolídeos) e tetK (tetraciclina), respectivamente. Foram determinadas por meio da técnica de microdilução em caldo nutriente as concentrações inibitórias mínimas (CIMs) da quercetina e da retusin e, para avaliar a atividade moduladora, as CIMs dos antibióticos foram determinadas na ausência e na presença de concentrações subinibitórias dos flavonóides. nenhum dos flavonóides ensaiados mostrou atividade antibacteriana relevante, no entanto a retusin apresentou acentuada atividade moduladora nas linhagens estudadas, ao reduzir a CIM dos antibióticos em até 8 vezes. Essa pode estar relacionada com a alta lipofilicidade da retusin conferida pelos grupos metoxila, característica esta comum a diversos inibidores de efluxo. Os resultados indicam que flavonóides metoxilados são potenciais adjuvantes de antibióticos.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀儀⼀倀䈀Ⰰ 䌀一倀焀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䤀渀椀戀椀漀 搀攀 戀漀洀戀愀 搀攀 攀昀氀甀砀漀Ⰰ 洀漀搀甀氀愀漀 搀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀 搀爀漀最愀猀Ⰰ 儀甀攀爀挀攀琀椀渀愀Ⰰ 刀攀琀甀猀椀渀Ⰰ 匀琀愀瀀栀礀氀漀挀漀挀挀甀猀 愀甀爀攀甀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀