25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:527-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA ATIVADA POR LUZ DE EXTRATOS VEGETAIS

Suellen Maria Pinto de Menezes Silva (UFPB); Henrique Douglas Melo Coutinho (URCA); Raimundo Nonato da Silva Filho (UFPB); José Pinto de Siqueira Júnior (UFPB)

Resumo

Inúmeros produtos naturais de origem vegetal são compostos fotoativos, de modo que tem sido ressaltada, implícita ou explicitamente, a importância da avaliação da capacidade fotossensibilizante de extratos vegetais usados na medicina popular ou com potencial terapêutico. Os extratos etanólicos das hortaliças não convencionais folhas de cenoura (Daucus carota) e de quiabo (Abelmoschus esculentus) foram avaliados quanto a atividade antimicrobiana mediada por luz contra as linhagens ATCC6538 de Staphylococcus aureus e ATCC8539 de Escherichia coli. A metodologia empregada foi a da difusão em meio de cultura solidificado, usando-se discos de papel filtro impregnado com o produto natural (10mg/mL). Antes da incubação (24 horas, 37°C), as placas de Petri foram expostas abertas à UVA (~365 nm) (dose 36 KJ/m2; fluência 5 W/m2). Após incubação foram medidos os halos de inibição do crescimento bacteriano. Os ensaios foram feitos em duplicatas, sendo que em uma das réplicas não houve exposição prévia a UVA. Como controle positivo da atividade antimicrobiana ativada por luz, foram utilizados discos impregnados com o agente fotossensibilizante 8-metoxipsoraleno (10mg/ml). O extrato etanólico de folhas de quiabo mostrou atividade fototóxica contra ambas as bactérias usadas e o de folhas de cenoura apenas contra S. aureus. Resultados interessantes já tinham sido obtidos com extratos etanólicos de Hyptis martiusii e Eugenia jambolana, de modo que os resultados agora obtidos corroboram a importância da avaliação da atividade antimicrobiana mediada por luz de produtos naturais de origem vegetal, principalmente daqueles já de uso tópico na medicina popular ou daqueles com potencial terapêutico, além de um melhor entendimento das propriedades fotobiológicas de tais produtos e seus fitoconstituintes.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 䘀䄀倀䔀匀儀⼀倀䈀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀渀琀椀戀愀挀琀攀爀椀愀渀愀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 洀攀搀椀愀搀愀 瀀漀爀 氀甀稀Ⰰ 攀砀琀爀愀琀漀猀Ⰰ 匀琀愀瀀栀礀氀漀挀漀挀挀甀猀 愀甀爀攀甀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀