25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:519-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

UTILIZAÇÃO DE GLICERINA BRUTA DE BIODIESEL POR BACTÉRIAS DO SOLO E ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE 1,3-PROPANODIOL.

Déborah Romaskevis Gomes Lopes (UFV); Marcelo Rodrigues de Melo (UFV); Hilário Cuquetto Mantovani (UFV)

Resumo

A produção de biodiesel gera 1 Kg de glicerina para cada 10 Kg do biocombustível, sendo que o co-produto contém vários resíduos do processo de transesterificação que reduzem seu valor comercial. Uma alternativa de valorização deste co-produto seria a bioconversão em produtos de interesse industrial, como o 1,3-propanodiol (PD). Neste trabalho, culturas de solo foram enriquecidas em batelada e cultura contínua suplementada com glicerina bruta de biodiesel e bactérias produtoras de PD foram selecionadas. Amostras de solo (10 %, m/v) foram inoculadas em meio basal contendo glicerina bruta (5 %, v/v) e incubadas (39 °C, 72 h). Em batelada, alíquotas (10 %, v/v) foram transferidas 5 vezes para o mesmo meio de cultura contendo glicerina e, em cultura contínua a taxa de diluição (D) foi ajustada para 0,1, 0,2 e 0,4 h-1, à medida que a cultura atingia o estado permanente (variação de DO600nm menor que 5 %). As culturas resultantes da última transferência e amostras colhidas em diferentes valores de D foram plaqueadas em meio basal sólido adicionado de glicerol (5 %, v/v). Os isolados obtidos foram transferidos (10 %, v/v) para tubos contendo meio basal adicionado de glicerina bruta (5 %). Após 72 h a 39 °C foram determinados a densidade óptica (DO) da cultura e os produtos da fermentação. Nas culturas em batelada a produção de PD declinou de 12,48 g/L para 8,22 g/L durante as transferências, sendo a produção média dos isolados (n = 6) de 8,80 g/L de PD. Nesta condição o isolado Sb06 apresentou a melhor produção de PD, com 10,34 g/L e rendimento de 0,63 mol/mol. Em cultura contínua a DO600nm foi afetada pela taxa de diluição, passando de 5,56 (D = 0,1 h-1) para 2,30 (D = 0,4 h-1), com produção de PD de 14,34 e 2,58 g/L, respectivamente. A produção média de PD dos isolados (n = 26) foi de 6,49 g/L de PD. Dentre os isolados obtidos, o isolado Sc29 foi o que apresentou maior produção de PD (9,44 g/L), com rendimento de 0,50 mol/mol. Este isolado foi obtido com D = 0,4 h-1 e alcançou DO630nm máxima 0,562 e pH final da cultura de 5,79. Esses resultados indicam que bactérias do solo podem converter glicerina bruta de biodiesel em produtos de interesse industrial. Estudos adicionais estão sendo realizados com o objetivo de caracterizar fenotípica e geneticamente os isolados obtidos. (Fapemig)

਀㰀倀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀㄀Ⰰ㌀ⴀ瀀爀漀瀀愀渀漀搀椀漀氀Ⰰ 䈀椀漀搀椀攀猀攀氀Ⰰ 䘀攀爀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 䜀氀椀挀攀爀椀渀愀Ⰰ 匀漀氀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀