25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:501-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO COLETADAS EM PROPRIEDADES RURAIS NO INTERIOR DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL (RS).

Jaqueline Vitorino (UFRGS); Angel Renaro Ferreira Luiz (IPA); Fernanda Oliveira Arboite (IPA)

Resumo

 Os agentes biológicos continuam sendo os fatores mais importantes de contaminação da água, assim como dos alimentos. Nas águas naturais são encontrados os microorganismos saprófitas ou patogênicos, principalmente dos gêneros Pseudomonas, Achromobacter, Proteus, Streptococcus, Enterobacter e Escherichia, sendo que Streptococcus, Enterobacter e Escherichia, são contaminantes e não fazem parte da microbiota normal das águas. E.coli pertence ao grupo de bactérias chamado de coliformes fecais ou termotolerantes. Em estudo recente, realizado ao sul do estado do Rio Grande do Sul, em propriedades rurais que utilizam poços artesianos, foi demonstrado que 100% da amostras, de um N amostral de 20, estavam fora dos parâmetros da ANVISA para coliformes totais, e destes 70% apresentavam coliformes fecais, demonstrando assim, a necessidade de obtermos um controle das águas de abastecimento para melhora da saúde da população. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de águas de propriedades rurais, através das análises de coliformes totais e coliformes termotolerantes (fecais), pela técnica de tubos múltiplos (número mais provável), e assim auxiliar na promoção da saúde da população destas áreas. A coleta foi realizada em propriedades rurais situadas na região carbonífera, na zona central do estado do RS. As 27 amostras obtidas eram provenientes de fontes utilizadas para consumo dos moradores, para sua alimentação e higiene. De acordo com a Resolução - RDC nº 54, de 15 de junho de 2000 (ANVISA), 74% (n=20) das amostras, analisadas até o presente momento, não estavam de acordo com os padrões para o consumo humano. Destas, todas apresentaram presença de coliformes totais, e 85% apresentaram presença de coliformes termotolerantes ou fecais. Os resultados obtidos demonstram que não há um monitoramento adequado de mananciais da zona rural, pondo assim em risco a saúde da população rural, deixando-a desprovida de um saneamento adequado.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀眀攀猀琀攀爀渀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一ⴀ䈀伀吀吀伀䴀㨀  挀洀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䈀刀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀渀氀椀猀攀 搀攀 最甀愀猀Ⰰ 倀猀攀甀搀漀洀漀渀愀猀Ⰰ 匀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀