25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:492-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

ANÁLISE PROTEÔMICA DA FORMAÇÃO DE BIOFILME NO PATÓGENO OPORTUNISTA S. HAEMOLYTICUS

Elaine Menezes Barros (UFRJ); Wanda Maria Almeida Von Kruger (UFRJ); Paulo Mascarello Bisch (UFRJ); Márcia Giambiagi de Marval (UFRJ)

Resumo

Infecções associadas a dispositivos médicos invasivos podem estar relacionadas à produção de biofilme. Nessa condição a infecção tende a ser mais persistente, pois as bactérias ficam envoltas por uma matriz que as protegem da ação dos antibióticos e do sistema imune. No gênero Staphylococcus os estudos sobre a produção de biofilme estão focados sobre S. aureus e S. epidermidis. Porém outras espécies apresentam capacidade de formar biofilme, incluindo S. haemolyticus, que é um importante patógeno nosocomial. Neste trabalho os mecanismos envolvidos na formação de biofilme em S. haemolyticus, serão analisados através da comparação dos proteomas de células formadoras de biofilme e de células planctônicas. Por bioinformática, foi revelado que os principais genes envolvidos na produção de biofilme presentes em S. epidermidis e S. aureus, não foram encontrados no genoma da cepa sequenciada S. haemolyticus JSCS1535. Logo, esta espécie deve possuir mecanismos diferenciados envolvidos nesse processo. A produção de biofilme na cepa JSCS1435 foi avaliada em microplacas de poliestireno. Foram testados os meios TSB e BHI suplementados ou não com glicose ou NaCl, havendo produção máxima em meio BHI com 1% de glicose. Outras variantes também foram testadas, incluindo diferentes concentrações de cátions (Ca2+, Fe2+ e Mn2+) e diferentes temperaturas (37, 40, 45, 48 e 50°C). A adição de cátions não mostrou alterações significativas e 37°C foi a melhor temperatura de crescimento. A escolha da cepa para análise proteômica foi feita a partir de um rastreamento de 67 amostras clínicas de S. haemolyticus. Destas foi selecionada, a amostra MD40, que se mostrou como forte produtora de biofilme. Foram obtidos inicialmente mapas bidimensionais das proteínas totais de células planctônicas de S. haemolyticus MD40. A focalização isoelétrica foi testada em tiras de 7cm com gradiente de pH 4-7 e 3-5,6, seguido de SDS-PAGE. Para melhorar a resolução, o extrato protéico total foi submetido a ultracentrifugação e as frações solúveis e insolúveis foram analisadas separadamente. O melhor resultado foi obtido na tira com gradiente de pH 3-5,6. As análises das proteínas solúveis e insolúveis dos biofilmes produzidos pela cepa MD40 estão em andamento.  Assim foi estabelecida a melhor condição para formação de biofilme e de separação de proteínas por eletroforese bidimensional para S. haemolyticus.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀䘀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀㨀 㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䌀一倀焀 㰀⼀䤀㸀攀㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀 䘀䄀倀䔀刀䨀㰀⼀䤀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀⸀ 栀愀攀洀漀氀礀琀椀挀甀猀Ⰰ 戀椀漀昀椀氀洀攀Ⰰ 瀀爀漀琀攀洀椀挀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀