ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:486-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong><P>UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO EM MICROBIOLOGIA EM ESCOLAS DE&NBSP;NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA-RJ</P></strong></p><p align=justify><b>Lidiane de Castro Soares </b> (<i>UFRRJ</i>); <b>Ingrid Annes Pereira </b> (<i>UFRRJ</i>); <b>Shana de Mattos de Oliveira Coelho </b> (<i>UFRRJ</i>); <b>Marcelo Santos de Oliva </b> (<i>UFRRJ</i>); <b><u>Miliane Moreira Soares de Souza </u></b> (<i>UFRRJ</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 35.45pt; TEXT-ALIGN: justify; mso-layout-grid-align: none"><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">O conhecimento básico em microbiologia é importante na formação de qualquer pessoa, independente do nível socioeconômico, pois aspectos relacionados a essa ciência estão presentes no cotidiano em temas como saneamento básico, higiene pessoal, conservação de alimentos e saúde. </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; COLOR: black; mso-bidi-font-family: 'Swis721 Lt BT'">Para avaliar o grau de integração dos conhecimentos microbiológicos adquiridos na escola com os conhecimentos cotidianos, trazidos das experiências pessoais e coletivas dos estudantes, foi aplicado um </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">questionário exploratório entre </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; COLOR: black; mso-bidi-font-family: 'Swis721 Lt BT'">alunos do </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">9° ano</SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; COLOR: black; mso-bidi-font-family: 'Swis721 Lt BT'"> do ensino fundamental e </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">do 3º ano do ensino </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; COLOR: black; mso-bidi-font-family: 'Swis721 Lt BT'">médio de unidades escolares da rede pública e particular do município de Seropédica, </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">perfazendo um total de 75 e 37 alunos por série, respectivamente. O questionário foi composto por dez questões versando sobre diferentes conteúdos de microbiologia aplicada ao cotidiano dos estudantes, tais como microrganismos como agentes etiológicos de doenças importantes em saúde pública e sua via de transmissão, conceitos de higiene pessoal, saúde, saneamento básico, automedicação e conservação dos alimentos, além de uma questão conceitual de microbiologia. Cada questão continha quatro alternativas, sendo apenas uma correta. As questões 5 e 6, abordando conceitos de higiene pessoal obtiveram os mais elevados percentuais de acerto, <SPAN style="mso-spacerun: yes">&nbsp;</SPAN>entre 94,10 e 100 %, não havendo diferença entre o nível de compreensão dos alunos EF e os do EM. Por outro lado, na questão referente à conceituação dos diferentes grupos de microrganismos, o índice de acertos foi o menor em ambos os segmentos, com média de 11,8 e 52,4% no colégio particular e 19,5 e 50 % no colégio público, para os estudantes do EF e EM, respectivamente. Tais resultados corroboram com a idéia de que os estudantes têm maior facilidade em se apropriar de conceitos com inserção direta no cotidiano. Tal inferência aponta para o fato de que apesar destes conteúdos estarem presentes nos livros didáticos existe uma dificuldade entre os alunos de compreenderem tais assuntos, sugerindo que seja necessário aproximar este conteúdo dos mesmos por meio de diferentes metodologias de ensino, como por exemplo, a observação prática e a experimentação, além de propor também o desenvolvimento e a aplicação de atividades lúdicas, como jogos e confecção de modelos tridimensionais microbiológicos no ensino de microbiologia. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></SPAN></P></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;microbiologia aplicada, conhecimento cotidiano, metodologias de ensino</td></tr></table></tr></td></table></body></html>