25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:439-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

BIOMOLÉCULAS DE GORDONIA TERRAE MRBS27 COM ATIVIDADE CONTRA CANDIDA ALBICANS

Suikinai Nobre Santos (USP- Esalq); Angela M.m.p. Valente (Embrapa); Eudes da Silva Velozo (UFBA); Itamar Soares Melo (Embrapa); Milton Ricardo de Abreu Roque (UFBA)

Resumo

As plantas e os microrganismos cultiváveis são as principais fontes de moléculas biológicas ativas e terapeuticamente úteis, com centenas de alcalóides, terpenoides, aromáticos e glicosídeos descobertos. As substâncias derivadas da biossíntese do metabolismo secundário de rizobactérias podem apresentar funções farmacológicas específicas, como atividade antimicrobiana, antitumoral, antivirais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação antifúngica de biomoléculas resultantes do metabolismo secundário da linhagem MRbS27 Gordonia terrae, utilizando como microrganismo teste Candida albicans CCMB 266. Para obtenção das biomoléculas, a linhagem foi cultivada em caldo nutriente; incubada a 180 rpm, 72 h, 35°C. O sobrenadante foi filtrado a vácuo (membrana 0,45 µm), para retirada da suspensão de células. O filtrado foi então submetido a extração líquido-líquido de duas fases, utilizando como solvente orgânico acetato de etila 1:1. A fase orgânica obtida foi concentrada em evaporador rotativo com pressão reduzida. O extrato bruto EXGT27 obtido da linhagem G. terrae MRbS27, foi submetido ao fracionamento em coluna cromatográfica filtrante com pressão reduzida, em coluna de vidro (2 X 30 cm, com 3,16 g de sílica gel  0,063- 0,200 mm; 70-230 mesh - Vetec), utilizando os solventes: hexano (50 mL), diclorometano (100 mL), diclorometano:metanol 9:1 (v/v) (130 mL), acetato de etila (50 mL) e metanol (50 mL), segundo o gradiente crescente de polaridade, resultando em cinco frações (Fr1, Fr2, Fr3, Fr4 e Fr5). A avaliação da atividade antifúngica foi realizada pela técnica de bioautografia, em cromatografia de camada delgada. A fração que apresentou atividade antifúngica foi submetida a análise de Ressonância Magnética Nuclear para possível caracterização dos compostos. A fração Fr3 resultante da mistura de solvente diclorometano:metanol 9:1 (v/v), constatou a presença de dez “spots” e a atividade inibitória foi visualizada sobre “spots” com valor de Rf 0,12 de caráter polar e segundos espectro de RMN de 1H o composto químico pertence a classe de triterpenos. Os resultados encontrados demonstram que metabólitos secundários de rizobacterias possuem potencial antifúngico e podem ser considerados fonte promissora de bioprospecção.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀䈀Ⰰ 倀倀䜀ⴀ䈀椀漀琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 ⴀ 唀䔀䘀匀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀攀洀椀ⴀ爀椀搀漀Ⰰ 䈀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 刀椀稀漀戀愀挀琀爀椀愀猀Ⰰ 倀爀漀搀甀琀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 䈀椀漀愀甀琀漀最爀愀昀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀