25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:438-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO DE MICRORGANISMOS PRESENTES EM BEBIDA FERMENTADA INDÍGENA CAXIRI

Claudia Cristina Auler do Amaral Santos (UFLA); Ivani Maria Gervásio (UNILAVRAS); Euziclei Gonzaga de Almeida (UFLA); Rosane Freitas Schwan (UFLA)

Resumo

O caxiri é uma tradicional bebida alcoólica fermentada indígena produzida pelos índios Juruna, um dos povos que habitam o Parque Indígena do Xingu, localizado no estado do Mato Grosso. Essa bebida é preparada à base de mandioca com uma pequena porção de batata doce, e é originalmente fermentada por microrganismos naturais, que estão presentes nas matérias-primas utilizadas para sua produção. Praticamente não há dados na literatura brasileira acerca dos microrganismos envolvidos nessas fermentações naturais.  O objetivo do trabalho foi caracterizar a microbiota envolvida na fermentação, utilizando técnicas tradicionais (dependentes de cultivo). Para cada amostra foram coletados 20 ml do substrato cozido e fermentado, e adicionados a um frasco contendo 180 ml de solução peptonada 0,1% estéril.  Diluições decimais seriadas foram realizadas em triplicata e incubadas de acordo com o meio de cultura. Os meios de cultura utilizados foram o Yeast Extract Peptone Glucose (YEPG), Man Rogosa Sharpe (MRS). Dichloran Rose Bengal Chloramphenicol (DRBC), Malt Extract (MA), Ágar nutriente (AN), Violet Red Bile com glicose VRBG e MacConkey (MAC).  Representantes dos diferentes morfotipos foram caracterizados e testes bioquímicos foram realizados. A comunidade microbiológica foi expressa em Unidades Formadoras de Colônias (log ufc/ml de caxiri).  Os isolados foram obtidos do plaqueamento dos tempos 0, 24, 48, 72, 96 e 120 horas de fermentação. A população bacteriana variou de 3,05 log ufc/ml no meio MRS com 0 hora a 5,33 log ufc/ml no AN com 24 horas de fermentação. Não houve crescimento nos meios MAC e VRBG, indicando haver predominância de microrganismos Gram + nas amostras. Também não foi observado crescimento nos meios DRBC e MA, caracterizando a ausência de fungos filamentosos. A população de leveduras encontrada no YEPG estava baixa no início da fermentação, mas alcançou 7,34 log ufc/ml após 48 horas, no tempo 120 horas a população observada foi de 6,52 log ufc/ml, mostrando que as leveduras dominaram o processo fermentativo a partir de 48 horas. Foram isoladas 295 bactérias de 74 diferentes morfotipos. Dentre estas 79% foram classificadas dentro do grupo de Gram + esporulantes  e 7% como Gram + não-esporulantes e 14% como Gram -. Bacillus foi o possível gênero mais numeroso nas amostras de caxiri, seguido pelo gênero Amphibacillus. Além da inquestionável importância para os estudos da biodiversidade, o isolamento e caracterização dessas comunidades devem gerar um banco de microrganismos cujas características fisiológicas podem ter efetiva aplicação biotecnológica, principalmente a seleção de possíveis microrganismos para a produção de culturas starter.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀  挀洀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䈀漀搀礀吀攀砀琀䤀渀搀攀渀琀㈀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 䌀䄀倀䔀匀 㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀攀戀椀搀愀 昀攀爀洀攀渀琀愀搀愀 椀渀搀最攀渀愀Ⰰ 挀愀砀椀爀椀Ⰰ 䨀甀爀甀渀愀Ⰰ 洀椀挀爀漀爀最愀渀椀猀洀漀猀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀