25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:422-1


Área: Imunologia ( Divisão E )

ESTUDO DE CARREADORES E ADJUVANTES PARA VACINAS DE MUCOSAS COMPOSTAS PELO ANTÍGENO PSPC (PNEUMOCOCCAL SURFACE PROTEIN C) CONTRA COLONIZAÇÃO NASAL POR PNEUMOCOCO EM CAMUNDONGOS.

Marília de Lúcia Hernani (IBu); Daniela Mulari Ferreira (IBu); Patricia Cristina Duarte Ferreira (IBu); Adriana Tonet Moreno (IBu); Paulo Lee Ho (IBu); Eliane Namie Miyaji (IBu); Maria Leonor Sarno Oliveira (IBu)

Resumo

Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é a principal bactéria causadora de pneumonia, matando ao redor de 1 milhão de crianças por ano, principalmente em países em desenvolvimento. O pneumococo também causa otite média e eventualmente invade a corrente sanguínea, podendo levar à septicemia e meningite. PspC é um fator de virulência de pneumococo relacionado à adesão às células epiteliais respiratórias e evasão do sistema imune. Bactérias inteiras apresentam atividade adjuvante quando administradas em associação a antígenos, através da ligação de alguns de seus constituintes a receptores de reconhecimento padrão, presentes em células do sistema imune. Neste trabalho, vacinas de mucosas compostas pelo antígeno PspC e duas diferentes propostas de bactérias como adjuvantes e/ou carreadores foram avaliadas em camundongos. A primeira, uma estratégia de vacina viva, consistiu na construção de uma linhagem de Lactobacillus casei expressando o antígeno PspC (L. casei-PspC). A segunda, consistiu na combinação da proteína recombinante PspC com a vacina celular pertussis (WCP) produzida pelo Instituto Butantan e distribuída pelo Ministério da Saúde para vacinação infantil. A análise por ELISA mostrou que camundongos C57Bl/6 imunizados com L. casei-PspC pela via nasal ou sublingual não apresentaram anticorpos anti-PspC no soro ou na mucosa. Entretanto, quando administrada por via nasal, esta vacina foi capaz de inibir significativamente a colonização nasal de camundongos com uma linhagem não letal de pneumococo, em comparação aos grupos controle (inoculados com salina ou com L. casei). Neste mesmo modelo, a administração sublingual não foi protetora. A combinação PspC-WCP, por sua vez, foi capaz de induzir níveis significativos de anticorpos anti-PspC, quando administrada por via nasal. Camundongos imunizados com PspC-WCP apresentaram uma significativa diminuição da colonização por pneumococo, quando comparados aos controles inoculados com salina ou apenas WCP. Estes resultados indicam que vacinas baseadas em bactérias inteiras como adjuvantes são eficazes contra colonização por pneumococo, quando administradas por via nasal. Além disso, a combinação PspC-WCP constitui uma estratégia de baixo custo que tem em sua composição uma vacina segura, já utilizada em crianças. Os mecanismos imunes de proteção destas vacinas estão sendo estudados.    

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 䘀甀渀搀愀漀 䈀甀琀愀渀琀愀渀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 瀀渀攀甀洀漀渀椀愀攀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀猀 搀攀 洀甀挀漀猀愀Ⰰ 䰀愀挀琀漀戀愀挀椀氀氀甀猀 挀愀猀攀椀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀  䌀攀氀甀氀愀爀 倀攀爀琀甀猀猀椀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀