25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:421-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO E FRAÇÕES DA ESPONJA PETROMICA CITRINA

Palloma Rodrigues Marinho (UFRJ); Ricardo Machado Kuster (UFRJ); Guilherme Ramos da Silva Muricy (UFRJ); Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza (UFRJ); Marlei Gomes da Silva (UFRJ); Rafael Silva Duarte (UFRJ); Marcia Giambiagi-demarval (UFRJ); Eliana Barreto Bergter (UFRJ); Marinella Silva Laport (UFRJ)

Resumo

Nos últimos anos, a ocorrência de bactérias resistentes aos antibióticos tem aumentado, havendo inclusive o relato de casos de multirresistência. A descoberta de novos agentes antimicrobianos torna-se necessária. Uma fonte potencial dessas substâncias são os organismos marinhos, como as esponjas. O nosso grupo observou que o extrato bruto aquoso de P.citrina apresenta  um amplo espectro de ação inibitória contra cocos Gram-positivos (incluindo Staphylococcus multirresistentes) e Mycobacterium tuberculosis H37Rv. O objetivo desse trabalho foi a purificação da substância ativa guiada por bioensaio a partir do extrato bruto da esponja P. citrina. A esponja foi submetida á extração com etanol e a seguir, partições com solventes de polaridade crescente foram realizadas. A fração aquosa (bioativa) obtida da partição foi submetida à cromatografia de fase reversa C18 com um gradiente de MeOH e H2O. Desta separação foram obtidas 3 frações bioativas (f6-8) que foram analisadas por cromatografia de camada delgada (CCD) e bioautografia. Ensaios de atividade antibacteriana foram feitos contra Streptococcus agalactiae (1 estirpe padrão e 1 clínica), Neisseria gonorrhoeae (1 estirpe padrão e 2 clínicas) e micobactérias de crescimento rápido (MCR) (5 estirpes padrões e 6 clínicas). Para iniciar estudos de  um suposto mecanismo de ação da substância antibacteriana da P. citrina foi avaliado o efeito da fração aquosa do extrato sobre estruturas de superfície. Células íntegras e protoplasto de Staphylococcus aureus ATCC 29213 foram incubados por 1h a 37oC na presença e ausência da fração aquosa. A seguir, foi realizada uma coloração de Gram e os resultados foram observados por microscopia óptica. Comparando-se os resultados da cromatografia e da bioautografia, observou-se que as bandas que apresentaram atividade antibacteriana eram comuns a fração aquosa e às 3 frações bioativas, pois apresentam o mesmo tempo de retenção (Rf). O extrato e as 3 frações da P. citrina demonstraram atividade inibitória  sobre todas estirpes testadas de Neisseria gonorrhoeae. Estas também apresentaram atividade inibitória  contra a estirpe padrão de S. agalactiae e 5 estirpes de MCR (2 estirpes padrões e 3 clínicas). A análise preliminar do mecanismo de ação da fração aquosa sugeriu um possível efeito sobre a permeabilidade da membrana de S.aureus.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀匀礀洀戀漀氀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀渀琀椀戀愀挀琀攀爀椀愀渀愀Ⰰ 攀猀瀀漀渀樀愀Ⰰ 倀攀琀爀漀洀椀挀愀  挀椀琀爀椀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀