25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:399-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

EFEITO ANTAGONISTA DE ESPÉCIES DO GÊNERO LACTOBACILLUS COM POTENCIAL PROBIÓTICO FRENTE À PSEUDOMONAS AERUGINOSA - AVALIAÇÃO "IN VITRO"

Flávia Figueira Aburjaije (Fumec); Flávio Henrique Ferreira Barbosa (UFMG); Leandro Henrique Silva Bambirra (VET/UFMG); Jacques Robert Nicoli (UFMG)

Resumo

Lactobacillus são habitantes das mucosas de humanos saudáveis e desempenha funções importantes para a saúde do mesmo, como: a resistência à colonização por patógenos (competição por sítios de adesão e nutrientes e produção de substâncias diversas). Pseudomonas aeruginosa é um patógeno oportunista, que raramente causa doenças em um sistema imunológico saudável, mas explora eventuais fraquezas do organismo estabelecendo um quadro de infecção. Essa característica, associada à sua resistência natural a diversos antimicrobianos a torna uma importante causa de infecções hospitalares. Este trabalho avaliou culturas de Lactobacillus quanto ao seu efeito antagonista resultante da produção de substância difusível frente a um alvo patogênico in vitro e, seu perfil de hidrofobicidade, cuja característica depende em parte das propriedades físico-químicas da parede celular bacteriana. As amostras de Lactobacillus foram isoladas da microbiota fecal dominante de suínos adultos sadios. Uma amostra multiresistente de Pseudomonas aeruginosa isolada de ambiente intra-hospitalar foi utilizada como alvo e reveladora do efeito antagonista. O teste in vitro foi feito pelo método da dupla camada em meio MRS. Os testes foram realizados em anaerobiose. Para o teste de hidrofobicidade, após centrifugação e 2 lavagens com solução tampão as células foram re-suspensas em solução de KNO3. Logo após, colocou-se as células em contato com os solventes pré-estabelecidos deixando repousar para que houvesse a separação de fases e posterior leitura de absorbância da fase aquosa. Foram testadas as seguintes espécies: L. reuteri, L. mucosae, L. salivarius, L. johnsoni, L. acidophillus. Foi observado antagonismo por substância difusível para os microrganismos a seguir: L. reuteri, L. mucosae. Constatou-se que L. reuteri possui a melhor capacidade de adesão ao epitélio intestinal quando cultivado em meio MRS por apresentar uma superfície mais hidrofóbica (> 40%) e ácida, quando comparado com os demais microrganismos testados nas mesmas condições. Para o efeito antagonista, os resultados confirmam que as espécies testadas são capazes de produzir substância inibitória (antagonismo positivo) contra o P. aeruginosa sugerindo que há, portanto, um potencial efeito probiótico no sentido de inibir o crescimento do alvo patogênico, o qual deverá ser confirmado por meio de outros ensaios.

਀㰀倀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀Ⰰ 吀椀洀攀猀Ⰰ 猀攀爀椀昀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 椀琀愀氀椀挀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀一倀焀 攀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䰀愀挀琀漀戀愀挀椀氀氀甀猀Ⰰ 倀猀攀甀搀漀洀漀渀愀猀Ⰰ 倀爀漀戀椀琀椀挀漀Ⰰ 䄀渀琀愀最漀渀椀猀洀漀Ⰰ 䠀椀搀爀漀昀漀戀椀挀椀搀愀搀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀