25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:398-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

CARACTERIZAÇÃO DE ASPARTIL PROTEASES E LIPÍDEOS EM VESÍCULAS EXTRACELULARES SECRETADAS POR CANDIDA ALBICANS.

Gabriele Vargas (IMPPG); André Luis Souza dos Santos (IMPPG); Márcio Lourenço Rodrigues (IMPPG); Leonardo Nimrichter (IMPPG)

Resumo

O patógeno oportunista Candida albicans é considerado o principal agente causador de infecções fúngicas em humanos Este microrganismo apresenta as aspartil proteases (SAPs). Estas enzimas participam dos mecanismos de adesão e degradação de componentes da matriz extracelular , interferindo diretamente no processo inicial de colonização por C. albicans. Recentemente, nosso grupo demonstrou que o fungo oportunista Cryptococcus neoformans é capaz de secretar vesículas contendo fatores de virulência para o meio extracelular, um mecanismo de secreção compartilhado por outros gêneros fúngicos.  Com base nessas informações e em dados da literatura que demonstram uma redução na liberação de SAP por mutantes no transporte vesicular em C. albicans, temos como meta investigar a composição lipídica parcial e a presença de SAPs em vesículas secretadas por essa levedura. Após etapas de centrifugação e ultracentrifugação realizamos a caracterização parcial dos compostos lipídicos majoritários e a detecção das SAPs presentes nas vesículas secretadas. Os lipídeos foram extraídos com solventes orgânicos e, após partição, resolvidos por HPTLC. Embora não tenhamos obtido quantidades suficientes para determinação dos fosfolipídeos, observamos a presença do ergosterol, lanosterol e da glucosilceramida (GlcCer). A reatividade com anticorpos anti-SAP1-3 foi avaliada por técnicas de ELISA e Western blotting e os resultados revelaram a presença destas enzimas hidrolíticas. Experimentos complementares devem ser realizados para verificar se essas proteases se mantêm ativas após a secreção e o processo de purificação das vesículas. Além disso, pretendemos avaliar a importância das vesículas no processo infeccioso durante a interação com células epiteliais.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀 ⴀ㈀㘀⸀㄀瀀琀  瀀琀  挀洀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㈀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 䌀一倀焀 ⴀ 倀䤀䈀䤀䌀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䤀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀攀㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀 䘀䄀倀䔀刀䨀⸀㰀⼀䤀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀渀搀椀搀愀 愀氀戀椀挀愀渀猀Ⰰ 瘀攀猀挀甀氀愀猀 攀砀琀爀愀挀攀氀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀猀瀀愀爀琀椀氀 瀀爀漀琀攀愀猀攀Ⰰ 氀椀瀀搀攀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀