25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:391-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

A LIBERAÇÃO DE VESÍCULAS EXTRACELULARES EM LEVEDURAS REQUER ELEMENTOS DO APARATO SECRETÓRIO PÓS-GOLGI

Luna Sobrino Joffe (UFRJ); Débora Leite Oliveira (UFRJ); Ernesto S. Nakayasu (UT); Susana Frases (YU); Radames Cordero (YU); Igor C. Almeida (UT); Arturo Casadevall (YU); Leonardo Nimrichter (UFRJ); Marcio L. Rodrigues (UFRJ)

Resumo

Estudos demonstraram que células fúngicas produzem vesículas extracelulares que carreiam compostos necessários para que os patógenos estabeleçam doença no hospedeiro mamífero. Porém, eventos relacionados à biogênese das vesículas fúngicas extracelulares são desconhecidos. Nesse estudo, a secreção de vesículas extracelulares produzidas por Saccharomyces cerevisiae foi analisada em células selvagens e mutadas. Essa mutação é feita na proteína sec4p, uma GTPase requerida para o transporte vesicular do aparato de Golgi para a superfície celular. Através de microscopia eletrônica de transmissão, foi demonstrado que as células selvagem e mutante produzem vesículas extracelulares arredondadas, com bicamadas lipídicas e diâmetro na faixa de 20 a 300nm. Os resultados foram confirmados por medidas físicas de diâmetro através de técnicas de dispersão dinâmica da luz. Análises lipídicas por cromatografia em camada fina e fluorimetria mostraram que a quantidade de vesículas secretadas pelo mutante sec4 é cerca de dez vezes menor do que nas células selvagens. A separação eletroforética das proteínas vesiculares seguida de Western blotting revelou que a proteína Vps10p, uma molécula componente de membranas do aparato Golgi, mostrou-se presente apenas na cepa selvagem. A análise proteômica das vesículas extracelulares revelou uma ampla composição, incluindo a presença de muitas proteínas relacionadas ao processo secretório associadas ao aparato Golgi. A similaridade composicional de proteínas vesiculares nas cepas selvagem e mutante sec4, em combinação com os dados quantitativos, pós-Golgi causa um retardo na liberação de vesículas extracelulares. Esses resultados sugerem que a produção de vesículas extracelulares em leveduras requer, em parte, vias secretórias ligadas ao aparato Golgi. O entendimento do processo secretório em leveduras pode resultar na possibilidade de controle dos mecanismos de liberação de fatores de virulência em fungos.

਀㰀倀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 倀䤀䈀䤀䌀Ⰰ 䘀䄀倀䔀刀䨀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀嘀攀猀挀甀氀愀猀Ⰰ 䰀攀瘀攀搀甀爀愀猀Ⰰ 䄀瀀愀爀愀琀漀 瀀猀ⴀ䜀漀氀最椀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀