25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:343-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

CARACTERIZAÇÃO DAS PROTEÍNAS DE SUPERFÍCIE DE MEMBRANA EXTERNA DE LEPTOSPIRA SP. DA SOROVARIEDADE HARDJO ISOLADAS DE BOVINOS EM MINAS DE GERAIS.

Rogério Oliveira Rodrigues (UFMG); José Ailton Silva (UFMG); Telma Maria Alves (UFMG); Elaine Maria Seles Dorneles (UFMG); Sílvia Minharro (UFT); Stefane Aparecida Gonçalves (UFMG); Andrey Pereira Lage (UFMG); Élvio Carlos Moreira (UFMG)

Resumo

Recentemente a sorovariedade Hardjo tem sido encontrada sorologicamente com maior frequência e causando maior impacto na eficiência reprodutiva de bovinos. A identificação de antígenos proteicos comuns espécie-específicos possuem considerável valor no entendimento dos mecanismos patogênicos. Os objetivos do trabalho foram (i) identificar e caracterizar os antígenos proteicos de amostra de Leptospira interrogans sorovariedade Hardjo isolada de bovinos em Minas Gerais; (ii) comparar o perfil protéico de amostras de Leptospira sp. sorovariedade Hardjo. As amostras utilizadas foram L. borgpetersenii sorogrupo Serjoe sorovariedade Hardjo, amostra Hardjo-bovis e L. interrogans sorogrupo Serjoe sorovariedade Hardjo, amostra Hardjoprajitno e amostra Norma. Foram produzidos soros hiperimune em coelhos contra as três amostras estudadas e foram utilizados soros de bovinos naturalmente infectados e específicos para as amostras Hardjo e Norma. Foram identificados diferenças no perfil protéico das amostras de Leptospira sp. Hardjo-bovis, Norma e Hardjo, com bandas protéicas entre 175,47 kDA e 12,10 kDa. A amostra Hardjo-bovis foi a que apresentou maior número de bandas (12), seguida da amostra Norma que apresentou 11 bandas e da amostra Hardjo que apresentou 9 bandas. Todas as bandas observadas na amostra Hardjo-bovis possuíam correspondentes nas outras duas amostras. A amostra Norma não apresentou uma banda em torno de 35,77 kDa e a amostra Hardjo não apresentou bandas em torno de 89,59 kDa, 35,77 kDa e 12,10 kDa. O reconhecimento dessas proteínas por soros hiperimunes contra cada uma das amostras também mostrou diferenças, sendo que o maior número de proteínas reconhecido em todas as amostras por todos os soros se encontrou entre 35,83 kDa e 29,19 kDa. Soros de bovinos naturalmente infectados e reconhecendo especificamente a amostra Norma ou a amostra Hardjo apresentaram padrões de reconhecimento diferente frente às três amostras estudadas. Soro bovino contra a amostra Norma só reconheceu proteínas de baixo peso molecular nas amostras Norma (6,80 kDa) e Hardjo (6,80 kDa e 5,30 kDa). Soro bovino contra a amostra Hardjo reconheceu uma proteína de 44,33 kDa de todas as amostras e proteínas de 4,22 kDa nas amostras Hardjo-bovis e Norma e de 10,49 kDa e 6,16 kDa na amostra Hardjo.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀 ⴀ㈀⸀㈀㔀瀀琀  瀀琀  挀洀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀漀瘀椀渀漀猀Ⰰ 䠀愀爀搀樀漀Ⰰ 䰀攀瀀琀漀猀瀀椀爀愀 猀瀀⸀Ⰰ 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 倀攀爀昀椀氀 瀀爀漀琀椀挀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀