25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:287-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE ÁGUAS DE CISTERNAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE ITUMBIARA - GO

Elias José Oliveira Von Dolinger (UFU); Rodrigo Carapina (ULBRA); Jaqueline Gomes Souza Santos (ULBRA); Carlos Roberto Menezes da Silva (ULBRA); Gilsimeire Rodrigues Morais (ULBRA); Poliana de Castro Melo (UNESPE); Denise Von Dolinger de Brito (UFU)

Resumo

Quase invariavelmente, o melhor método de assegurar, água adequada para consumo consiste em forma de proteção, evitando-se contaminações com dejetos de animais e/ou humanos. O presente estudo avaliou a qualidade bacteriológica de águas de cisternas em Itumbiara - GO. Foram coletadas amostras de água de 25  de cisternas escolhidas aleatoriamente e os pesquisadores foram acompanhados por agentes da Vigilância Sanitária Municipal. Foram realizadas duas amostragens de água, sendo uma coleta e a outra recoleta. Para a coleta das amostras utilizaram-se frascos de polietileno autoclaváveis de boca larga com capacidade de 250 ml, não tóxicos e estéreis. Seguindo todos os critérios de assepsia, as amostras foram coletadas submergindo rapidamente os frascos a 20 cm abaixo da superfície da água. Imediatamente após as coletas, os frascos foram fechados, identificados por numeração subsequente, e preservadas em caixas de isopor com gelo a uma temperatura inferior a 10ºC, até o início da análise. As amostras foram analisadas no período de oito a dez horas posteriores a coleta, devido a distância entre o ponto de coleta e o laboratório. As coletas foram feitas em recipientes estéreis coletando-se 100 ml de água em cada local, transportadas em caixa de isopor com gelo e levadas rapidamente ao Laboratório de Microbiologia da Universidade Luterana do Brasil de Itumbiara - GO. A análise microbiológica das amostras consistiu na determinação do número de coliformes na temperatura entre 35ºC e 45ºC, na contagem de Staphylococcus coagulase positiva e de microrganismos mesófilos totais. A metodologia utilizada foi da "American Public Health Association", descrita no "Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods". Constatou-se que todas as amostras coletadas e analisadas apresentaram multiplicação bacteriana acima dos padrões permitidos por lei. O maior índice de frequencia foi dos coliformes 45ºC (85,0%). Os resultados obtidos indicaram contaminação de origem fecal em todas as cisernas avaliadas e também a ausência de medidas de prevenção de contaminação.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀 愀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 挀漀渀挀攀搀椀搀漀 瀀攀氀愀 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 䜀漀椀猀 ⴀ 䘀䄀倀䔀䜀⸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀最甀愀 瀀漀琀瘀攀氀Ⰰ 挀漀氀椀昀漀爀洀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 昀攀挀愀氀Ⰰ 挀椀猀琀攀爀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀