25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:172-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

EFEITOS DA SUBUNIDADE B RECOMBINANTE DE C-FICOCIANINA EM CÉLULAS HEP-2

Tatiane Marques Porangaba (Instituto Butantan); Maurílio Fernandes dos Santos (Instituto Butantan); Roxane Maria Fontes Piazza (Instituto Butantan); Marcelo Palma Sircili (Instituto Butantan)

Resumo

C-ficocianina (C-PC), pigmento solúvel em água, é encontrada em algumas cianobactérias como, por exemplo, Arthrospira platensis, a qual é muito utilizada na dieta alimentar em muitos países. Este pigmento é constituído por duas subunidades, α e β, com massas moleculares de 16 e 17kDa, respectivamente. Recentemente foi demonstrado que a subunidade β da C-PC de Anabaena tem atividade anti-tumoral, pois é capaz de promover apoptose em células cancerígenas e inibir a proliferação celular. O objetivo deste estudo foi clonar e expressar a subunidade β de C-PC de A. platensis em amostras de Escherichia coli e verificar se a proteína recombinante é capaz de induzir apoptose em células da linhagem HEp-2.  A subunidade β foi clonada no vetor pGEM-T Easy, originando o plasmídio pTMP-01, e em seguida subclonada no vetor pET28a, originando o plamídio pTMP-02. Quando as células transformadas com o plasmídio pTMP-02 atingiram o crescimento de D.O. entre 0,5 e 0,6, estas foram induzidas com 1mM de IPTG durante 4 h. A transcrição do gene foi confirmada por RT-PCR e immunoblotting. As proteínas recombinantes foram purificadas em coluna de níquel e então, dialisadas. Após o tratamento das células HEp-2 com 50 ug da proteína recombinante em diferentes tempos de indução, aquelas foram coradas com azul de toluidina 0,025% diluído em tampão McIlvaine pH 4,0 por 15 min e em seguida foi adicionado solução MgCl2 0,075M por 15 min (Metódo: concentração crítica de eletrólito – CEC). A subunidade β foi clonada e expressada em E. coli BL21. Através do método CEC foi possível observar apoptose em células tratadas com a proteína recombinante, porém como esta metodologia é apenas um indicativo de apoptose, outros ensaios serão necessários para quantificá-la. Como o número de casos de câncer aumenta a cada ano e os tratamentos existentes para esta doença não são específicos, pesquisas para novas terapias contra o câncer são essenciais.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀Ⰰ✀猀攀爀椀昀✀∀㸀䘀䄀倀䔀匀倀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀瀀漀琀漀猀攀Ⰰ 挀愀渀挀攀爀Ⰰ 昀椀挀漀挀椀愀渀椀渀愀Ⰰ 瀀爀漀琀攀渀愀 爀攀挀漀洀戀椀渀愀渀琀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀