25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:140-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

SELEÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS CELULOLÍTICOS DERIVADOS DE MACRORGANISMOS MARINHOS

Carlos Henrique Domingues da Silva (CPQBA/UNICAMP); Maria Filomena Andrade Rodrigues (IPT); Lara Durães Sette (CPQBA/UNICAMP)

Resumo

A demanda pelas enzimas de origem microbiana com aplicação industrial e ambiental está em contínua ascensão uma vez que tais enzimas podem ser utilizadas em uma ampla variedade de processos. Entretanto, são escassos os trabalhos de pesquisa envolvendo o isolamento e avaliação do potencial biotecnológico de microrganismos pertencentes a nichos ecológicos pouco explorados como o ambiente marinho. Neste contexto, foram utilizados no presente trabalho 87 fungos filamentosos isolados seletivamente a partir de 12 amostras de macrorganismos marinhos (algas, esponjas, ascídias, estrelas do mar e molusco), os quais foram avaliados quanto à produção das enzimas β-Glicosidase, CMCase, e FPase utilizando papel de filtro como única fonte de carbono. Dentre os fungos derivados de ambiente marinho avaliados, três isolados apresentaram concentrações de glicose residual (atividade β-glicosidase) maiores ou similares à concentração obtida com a linhagem referência T. reesei Rut C-30 (6,95 mg/dL): isolado F188, identificado como  Didymella sp (19,60 mg/dL);  isolado F159, identificado como Cladosporium sp. (6,70 mg/dL) e o isolado F75, identificado como Aspergillus sydowii (6,45 mg/dL). A maior produção de CMCase foi obtida pelo isolado CiAC 8 (0,43 mg/dL de glicose) e a maior atividade FPase foi obtida com o isolado Dr(6)AC 3 (1,98 mg/dL de glicose). Em adição, o isolado CiAC 7 apresentou atividade relativamente satisfatória para as três enzimas estudadas: 5,46 mg/dL de glicose (β-glicosidase), 0,24 mg/dL de glicose (CMCase) e 1,94 mg/dL de glicose (FPase). Os resultados derivados do presente trabalho revelaram o potencial de aplicação biotecnológica de fungos derivados marinhos na produção de enzimas celulolíticas. Os isolados selecionados serão taxonomicamente caracterizados por meio de abordagem polifásica e serão submetidos a estudos futuros de otimização da produção e caracterização enzimática.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀昀甀渀最漀猀 洀愀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 挀攀氀甀氀愀猀攀猀Ⰰ 䈀攀琀愀ⴀ最氀椀挀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 䌀䴀䌀愀猀攀Ⰰ 䘀倀愀猀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀