25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:81-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

FUNGOS FILAMENTOSOS EM AMOSTRAS DE AMENDOIM COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE LAVRAS, MG

Fernanda Chaves da Silva (UFLA); Sara Maria Chalfoun (EPAMIG); Luís Roberto Batista (UFLA); Elisângela de Fátima Rezende (UFLA)

Resumo

O amendoim (Arachis hypogaea L.) é um produto mundialmente comercializado e consumido in natura ou na forma de confeitos e como ingrediente em rações para animais, além de ser fonte de óleo comestível largamente utilizado na culinária em muitos países. Caracteriza-se pela elevada qualidade nutricional e sabor agradável, entretanto, apresenta se como um substrato favorável para a proliferação de microrganismos, principalmente fungos toxigênicos que podem produzir micotoxinas que são prejudiciais à saúde humana e animal. Dessa forma, avaliou-se a incidência de fungos filamentosos em amostras de amendoim comercializadas na cidade de Lavras, MG. Cinco marcas comerciais foram adquiridas do comércio varejista de Lavras, MG. Foram coletados aleatoriamente 100 grãos de cada amostra. Os grãos, primeiramente, foram submetidos ao processo de desinfestação superficial (hipoclorito de sódio 1%) e posteriormente plaqueados no meio de cultura DG18, em placas de Petri de 15 cm, incubadas em câmara de crescimento, a 25ºC, por sete dias. Após crescimento fúngico, repicagens sucessivas foram realizadas no meio de cultura extrato de malte (MA), sendo as placas incubadas 25ºC, por sete dias, para a purificação dos fungos. Nesta etapa, observações das características macroscópicas e microscópicas das colônias permitiram a identificação de vários gêneros de fungos nas amostras analisadas, tais como, Aspegillus, Penicillium, Mucor, Rhizopus, Cladosporium e Fusarium. Dentre as espécies identificadas até o momento deste estudo estão A. flavus, A. foetidus, A. tubingensis, P. roquefort, P. funiculosum, P. pinophilum, Cladosporium cladosporiodes, com destaque ao A. flavus que em teste de Plug Agar demonstrou ser potencialmente produtor de aflatoxinas B1 e B2. Os gêneros de fungos encontrados são característicos do solo possibilitando a contaminação dos grãos e seu desenvolvimento posterior, devido principalmente, ao armazenamento inadequado. Deve-se ressaltar também, que o desenvolvimento de fungos produtores de toxinas representa um risco à saúde do consumidor. Dessa forma, verifica-se a necessidade de monitoramento sistemático da ocorrência de fungos produtores de toxinas e de um controle mais efetivo das condições de colheita no campo, estocagem e transporte do amendoim.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 爀椀最栀琀∀ 愀氀椀最渀㴀爀椀最栀琀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 椀琀愀氀椀挀∀㸀䄀倀伀䤀伀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀⼀䌀䄀倀䔀匀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀唀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀唀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀洀攀渀搀漀椀洀Ⰰ 䘀甀渀最漀猀 䘀椀氀愀洀攀渀琀漀猀漀猀Ⰰ 䴀椀挀漀琀漀砀椀渀愀猀Ⰰ 匀攀最甀爀愀渀愀 䄀氀椀洀攀渀琀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀