25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:81-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

APLICAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTA PARA PREVENIR O DESENVOLVIMENTO DE COLLETROTRICHUM GLOESPORIOIDES EM FRUTOS DE MAMÃO (CARICA PAPAYA L.)

Fernanda Chaves da Silva (UFLA); Sara Maria Chalfoun (EPAMIG); Hélcio Costa (INCAPER); Deila Magna dos Santos Botelho (EPAMIG); Marcelo Claúdio Pereira (EPAMIG)

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas e o maior produtor mundial de mamão. Contudo, as doenças de pós-colheita em frutíferas são responsáveis por grandes perdas nas culturas. O uso de fungicidas é o método mais utilizado para controlar essas doenças, entretanto, há um grande debate sobre aspectos de segurança desses conservantes químicos. Por essa razão, a demanda por conservantes naturais e socialmente mais aceitáveis tem sido intensificada. Dessa forma, avaliou-se a atividade antifúngica do óleo essencial de menta in vitro e in vivo, sobre o desenvolvimento do fungo Colletotrichum gloesporioides isolado de frutos de mamão (Carica papaya L.). Para tanto, ao meio de cultura (BDA) autoclavado adicionou-se o inóculo fúngico diluído para a concentração de 6,4 x 104 cel/cm3 de esporos. Após solidificação, discos de papel de filtro embebidos com 25 ml do óleo essencial de menta nas concentrações 500, 1000, 1500 e 2000 mg ml-1 foram colocados sobre o meio de cultura e sob a tampa da placa de Petri, além da testemunha e álcool etílico como controles. Incubaram-se as placas em BOD, à de 25ºC, durante sete dias. No teste in vivo, selecionou-se a cultivar Golden, do sistema de cultivo convencional, coletado no campo da empresa Gaia, Linhares/ES. A cada bandeja de isopor contendo um fruto adicionou-se o óleo essencial de menta na concentração de 1500 mg ml-1, selecionada pela sua eficácia in vitro, o fungicida triofanato metílico e álcool etílico, todos em um volume de 2000 ml em chumaços de algodão colocados em tampas plásticas esterilizadas. Bandejas sem adição de óleos essenciais foram utilizadas como testemunha. Observou-se que o óleo essencial de menta apresentou efeito inibitório significativo sobre o desenvolvimento micelial e esporulação in vitro e in vivo quando adicionados ao meio de cultura. Os resultados estão correlacionados, provavelmente, a composição química deste óleo essencial caracterizada por uma quantidade considerável de terpenos, como timol, com atividade antimicrobiana e também devido ao grupo das cetonas (iso-mentona, piperitona, carvona, dihydrocarvona). Além disso, pode-se inferir que o óleo essencial apresentou uma ótima habilidade de difusão no meio ágar. Verifica-se, portanto, que o óleo essencial de menta pode ser aplicado no controle de patógenos que incidem sobre frutos de mamão na fase pós-colheita.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 爀椀最栀琀∀ 愀氀椀最渀㴀爀椀最栀琀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 椀琀愀氀椀挀∀㸀䄀倀伀䤀伀㨀 䘀䄀倀䔀䴀䤀䜀⼀䌀䄀倀䔀匀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀唀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀唀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀 䄀渀琀椀昀切渀最椀挀愀Ⰰ 䘀甀渀最漀猀 䘀椀氀愀洀攀渀琀漀猀漀猀Ⰰ 팀氀攀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 匀攀最甀爀愀渀愀 䄀氀椀洀攀渀琀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀