25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:62-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

CALPAÍNAS EM PHYTOMONAS SERPENS: DETECÇÃO E EFEITO DO INIBIDOR MDL28170 NA PROLIFEREÇÃO DO PARASITO

Michel Gomes Chagas (IMPPG - UFRJ); Fernanda de Alquino Marinho (IMPPG - UFRJ); Leandro Stefano Sangenito (IMPPG - UFRJ); Claudia Masani D'avila Levy (IMPPG - UFRJ); André Luiz Souza dos Santos (IMPPG - UFRJ); Marta Helena Branquinha de Sá (IMPPG - UFRJ)

Resumo

O tripanossomatídeo Phytomonas serpens infecta tomates, causando manchas amareladas na superfície do fruto, o que diminui o seu valor comercial. Um novo alvo para o controle dessas infecções é o estudo das calpaínas, uma família de cisteína-peptidases neutras dependentes de cálcio. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do inibidor de calpaínas MDL28170 sobre a proliferação de P. serpens, assim como avaliar a presença de homólogos de calpaínas. O parasito foi cultivado em meio BHI na presença do inibidor MDL28170, utilizado em concentrações de 15, 30, 45 e 60 µM. O efeito do inibidor foi avaliado pelo cultivo por 4 dias a 28ºC, e as células estimadas diariamente por contagem em câmara de Neubauer, comparando-se com o cultivo do microorganismo na ausência da droga. Realizou-se então o cultivo do microorganismo em concentrações crescentes do inibidor, até obter-se uma população de células resistentes à concentração de 30µM. Em seguida, as duas populações de células foram fixadas e incubadas com diluições dos anticorpos anti-Dm-calpaína (específico para a região C-terminal de calpaína de Drosophila melanogaster) e anti-CAP5.5 (específico para calpaína de Trypanosoma brucei), para análise em citômetro de fluxo. Os resultados mostraram que o parasito é susceptível ao inibidor MDL28170, que inibiu a proliferação do parasito em 17,68% quando utilizado na concentração de 15µM, e em 92,6% quando utilizado na concentração de 60µM ao fim de 96 horas, tendo a mesma droga demonstrado um efeito estático sobre as células. A análise em citômetro de fluxo demonstrou que os dois tipos celulares possuíam diferentes perfis de expressão de calpaínas, observando-se uma maior marcação nas células selvagens do que nas resistentes ao inibidor MDL28170. Estes dados indicam a ação dose-dependente do inibidor sobre a proliferação de P. serpens, além da capacidade do parasito em modular a expressão destas enzimas como um mecanismo de escape à presença do inibidor. As próximas etapas do projeto visam verificar alterações morfológicas nas células tratadas com os inibidores, a avaliação do efeito inibitório de outros inibidores de calpaínas, e a constatação de alterações na interação do parasito com a glândula salivar e intestino dissecados do inseto vetor após o tratamento com o inibidor.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 䘀䄀倀䔀刀䨀Ⰰ 䘀䤀伀䌀刀唀娀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀氀瀀愀渀愀猀Ⰰ 倀攀瀀琀椀搀愀猀攀猀Ⰰ 倀栀礀琀漀洀漀渀愀猀 猀攀爀瀀攀渀猀Ⰰ 吀爀椀瀀愀渀漀猀猀漀洀愀琀搀攀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀