25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:61-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO CANDIDATO VACINAL PSPC (PNEUMOCOCCAL SURFACE PROTEIN C) EM ISOLADOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Adriana Tonet Moreno (IBu); Daniela Mulari Ferreira (IBu); Silvia Regina dos Santos (HU USP); Fabiana Cristina Pimenta (CDC); Marina Baquerizo Martinez (HU USP); Eliane Namie Miyaji (IBu)

Resumo

Streptococcus pneumoniae faz parte da microflora normal da nasofaringe humana, sendo uma das causas mais comuns de infecções do trato respiratório. A vacina composta de diversos polissacarídeos capsulares (PS) purificados de S. pneumoniae apresenta baixa efetividade em crianças e idosos, além de não ser capaz de induzir memória imunológica. Já a vacina PS 7-valente conjugada à CRM197, representa um grande avanço, mas seu custo de produção é um grande obstáculo à utilização pelo sistema público de saúde brasileiro. Uma proposta para se aumentar a abrangência em uma vacina de baixo custo é identificar um antígeno comum ao maior número de isolados. Em virtude disso, antígenos proteicos presentes em todos os isolados de pneumococo estão sendo investigados como possíveis candidatos vacinais. PspC (Pneumococcal surface protein C) é descrito na literatura  por seu papel tanto na colonização da nasofaringe quanto na infecção invasiva, sendo um importante candidato vacinal. PspC é um antígeno altamente polimórfico, sendo dividido em 11 grupos. Deste modo, é de grande importância a avaliação de sua variabilidade para compor uma formulação vacinal. Foram escolhidos 13 isolados de pneumococos do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, previamente sorotipados por PCR para uma primeira análise da variabilidade de PspC em isolados brasileiros. Essa escolha baseou-se nos sorotipos presentes na nova vacina conjugada 13-valente (Sorotipos: 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F). O lócus completo de pspC destes 13 isolados foi clonado e o gene sequenciado. Foram encontrados 6 isolados do grupo 3, 3 isolados do grupo 6, 1 isolado do grupo 5, 1 isolado do grupo 8 e 1 isolado do grupo 9, além de uma duplicação contendo PspC do grupo 4 e 10. Anticorpos anti-PspC3 e anti-PspC8 foram produzidos e testados por Western Blot quanto à reatividade com extratos proteicos de pneumococo e sobrenadantes de cultura. O soro anti-PspC3 foi capaz de reconhecer a grande maioria dos isolados, mostrando uma ampla reatividade cruzada. Já o soro anti-PspC8 foi capaz de reconhecer apenas o isolado expressando PspC8. Esses resultados iniciais sugerem que a imunização com PspC3 seria uma estratégia promissora capaz de induzir anticorpos com uma ampla reatividade cruzada.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㈀⸀ 瀀琀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䘀甀渀搀愀漀 䈀甀琀愀渀琀愀渀 攀 䌀一倀焀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀渀攀甀洀漀挀漀挀漀猀Ⰰ 倀猀瀀䌀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀