25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:48-2


Área: Imunologia Clínica e Diagnóstico ( Divisão F )

AVALIAÇÃO DOS PARAMÊTROS HEMATOLÓGICOS EM PACIENTES IGM POSITIVOS PARA DENV-3 ESPECÍFICO, NO PERÍODO DE ABRIL DE 2006 A MAIO DE 2007, NO MUNICÍPIO DE PAINEIRAS-MG.

Lílian Noronha Sousa Costa (FASF/UNISa); Nívia Cristine Cunha (FASF/UNISa)

Resumo

O dinâmico e contínuo processo de seleção adaptativa para sobrevivência das espécies, que ocorre diariamente na natureza conglomera importantes fenômenos que interferem no estado de saúde da espécie humana. Tal fato pode ser evidenciado na força da re-emergência das infecções causadas pelos vírus da dengue. As agressões dos quatro sorotipos desses agentes à espécie humana vêm crescendo em magnitude e extensão geográfica, em detrimento da velocidade de circulação e replicação viral. O hemograma constitui um importante método clínico laboratorial de auxílio diagnóstico para doenças hematológicas e sistêmicas. Ele orienta na diferenciação entre infecções viróticas e bacterianas, parasitoses, inflamações, intoxicações e neoplasias através das contagens global e diferencial dos leucócitos e avaliação morfológica dos mesmos. Por fim através de avaliação quantitativa e morfológica das plaquetas sugere o diagnóstico de patologias congênitas e adquiridas. O método de hemograma por mensuração da impedância está baseada na mudança da resistência elétrica através de uma abertura, quando uma partícula no líquido condutor passa através desta. Esse processo é usado primariamente no laboratório de hematologia para enumerar leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Esses instrumentos automatizados oferecem alta sensibilidade e precisão na quantificação das células sanguíneas, bem como na contagem de diferencial de leucócitos. Mas apesar dessa tecnologia propiciar resultados confiáveis e análises de alta qualidade, tais aparelhos não são capazes de identificar muitas alterações hematológicas, que podem ser clinicamente significativas ou biologicamente relevantes. Com o objetivo de comparar parâmetros hematológicos realizados em impedância elétrica foram analisados os hemogramas de 31 pacientes com anticorpos IgM positivos para dengue, sorotipo DENV3 específico, por três períodos de coleta que tiveram material biológico colhido entre Abril de 2006 a Maio de 2007 na unidade do Laboratório "Emídio Pereira da Silva" e enviadas ao laboratório "São Judas Tadeu" no município de Paineiras, Minas Gerais. De acordo com os dados obtidos observou-se leucocitose e leucopenia, neutrofilia, basofilia e linfocitopenia. Como dados relevantes no diagnóstico clínico de dengue a trombocitopenia acompanhada de neutropenia, a linfocitose podendo estar associada à eosinofilia e a monocitose. Como achado insólito e preocupante a monocitopenia.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ猀瀀愀挀攀爀甀渀㨀 礀攀猀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀搀攀渀最甀攀Ⰰ 琀爀漀洀戀漀挀椀琀漀瀀攀渀椀愀Ⰰ 氀椀渀昀漀挀椀琀漀猀攀Ⰰ 洀漀渀漀挀椀琀漀猀攀Ⰰ 洀漀渀漀挀椀琀漀瀀攀渀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀