Imprimir Resumo


Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 1161-1

1161-1

CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE LINHAGENS DE LEVEDURAS MULTICOMPETENTES EM PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOLACÉTICO E BIOSSOLUBILIZAÇÃO DE FÓSFORO

Autores:
Eduardo Franco Brandalise (UNB - Universidade de Brasília, EMBRAPA AGROENERGIA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Agroenergia) ; João Ricardo Moreira Almeida (EMBRAPA AGROENERGIA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Agroenergia, UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:
O uso de fertilizantes químicos na agricultura brasileira se intensificou com a expansão da fronteira agrícola. Porém, a utilização destes insumos em culturas agrícolas geram danos ambientais imensuráveis e, assim, sua substituição por biofertilizantes se torna essencial para um futuro sustentável. Este trabalho possui como objetivo a caracterização e seleção de linhagens selvagens de leveduras multicompetentes para a produção de ácido indolacético (IAA) e para a biossolubilização de fósforo (P) em meios com Ca3(PO4)2, FePO4 e AlPO4, a fim de buscar linhagens com potencial para biofertilização. Para a determinação da solubilização de P, quatro inóculos de 10 μL de 72 linhagens de leveduras de diferentes espécies foram feitos em placas de petri com meio sólido NBRIP contendo Ca3(PO4)2, FePO4 ou AlPO4. A avaliação foi realizada por meio do Índice de Solubilização (IS), calculado através da razão da média das medidas de halos formados por solubilização do meio pela média do diâmetro das quatro colônias, por placa. Para a quantificação de IAA, as leveduras foram inoculadas em meio líquido de YPD com L-triptofano (L-Trp) 0,1% e amostras foram retiradas após 120 h para quantificação do fito-hormônio por método colorimétrico de Salkowski. Por fim, 12 linhagens que demonstraram produção de IAA entre 13 e 65 μg/mL foram selecionadas e avaliadas quanto à solubilização de P em meio líquido NBRIP com as fontes fosfóricas - Ca3(PO4)2, FePO4 e AlPO4. Os resultados revelaram que as leveduras estudadas somente apresentam capacidade de formação de halos de solubilização em meio sólido com Ca3(PO4)2, no entanto, houve solubilização de P em meio líquido com todas as fontes fosfóricas. Quanto à multicompetência, os dados apontam que dentre as 72 linhagens avaliadas de 29 espécies diferentes, destacaram-se uma linhagem de Yarrowia lipolytica e outra de Saccharomyces cerevisiae. Desse modo, tais linhagens são candidatas promissoras para a biofertilização de culturas comerciais.

Palavras-chave:
 Ácido indolacético, Biofertilização, Biossolubilização, Fósforo, Leveduras


Agência de fomento:
Fundação Arthur Bernardes