Imprimir Resumo


Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 847-2

847-2

EFICIÊNCIA DE FUNGOS ISOLADOS EM SISTEMA SILVIPASTORIL NO CONTROLE BIOLÓGICO DE MAHANARVA SPECTABILIS (HEMIPTERA: CERCOPIDAE) EM CONDIÇÕES DE CAMPO

Autores:
Michelle Campagnani de Mendonça (CNPGL - Embrapa Gado de leite ) ; Alexander Machado Auad (CNPGL - Embrapa Gado de leite ) ; Ana Paula Madureira (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei ) ; Rogério Martins Maurício (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei ) ; Mauroni Cangussu (CBPS - Centro Brasileiro de Pecuária Sustentável) ; Luiz Henrique Rosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Marcelo F. Pereira (APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios ) ; Mayco Muniz (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão ) ; Sebastião, R. O. Souza (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão ) ; Ana Carolina R. Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei ) ; Natany B. N. Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei ) ; Wellington G. Campos (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei )

Resumo:
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne e leite bovino do mundo. A produção de bovinos é feita de forma extensiva em grandes monoculturas de forrageiras. Entretanto, insetos-pragas nessas forrageiras comprometem a produção de biomassa para alimentação do rebanho. O método tradicional usando produtos fitossanitários em pastagens é inviável, além de comprometer a qualidade do produto final e deixar passivos ambientais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi testar espécies de fungos entomopatogêncios, isolados em um sistema silvipastoril, para controle da principal praga das pastagens, cigarrinhas-das-pastagens. Os experimentos foram conduzidos em pastagens de Urochloa brizantha no estado do Maranhão com infestação média de 42,5 ninfas/m². As unidades experimentais foram constituídas de 80m² e realizadas seis repetições em o delineamento em blocos casualisados. Foram testados os fungos Fusarium sp. UFMG 11443 (GenBank=ON831395) e Metarhizium sp. UFMG 11444 (GenBank=ON831396) nas doses de 0,5; 1,0; 2,0 kg ha-1 separadamente e, também os dois fungos na dose de 1 kg ha-1 de cada fungo. Foram realizadas suspensões e pulverizadas a 50 cm do solo. As contagens das ninfas de cigarrinhas foram realizadas antes e após 6, 15, 20 e 30 dias das pulverizações. Todas as doses dos fungos aplicados foram capazes de manter a infestação de Mahanarva spectabilis mais baixa do que no tratamento controle. Independente do fungo aplicado, não se constatou diferenças significativas quando aplicou a menor dose (0,5 kg ha-1) comparada àquelas subsequentes (1,0 e 2,0 kg ha-1), o que pode levar a um menor custo ao produtor. Ressalta-se um declínio de mais de 90% da infestação das cigarrinhas com aplicação dos fungos Fusarium sp. e Metarhizium sp., os quais apresentaram significativamente a mesma eficiência de controle do inseto praga. Assim, estes são promissores para desenvolvimento de novos produtos para controle das cigarrinha-das-pastagens.

Palavras-chave:
 controle biológico, cigarrinhas das pastagens, fungos entomopatogênicos


Agência de fomento:
CNPQ e FAPEMIG