Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 690-1 | ||||
Resumo:TÍTULO: MICROBIOLOGIA DA ÁGUA PURIFICADA: PROTOCOLO DE CONTROLE DE QUALIDADE
AUTORES: OLIVEIRA, L.M1; CRUZ, R.F.2; SILVA, A. P. S2; BRITO, J.P.3; BORGES, C.F.3; MOURA, J.M1.
INSTITUIÇÃO: 1 - INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO, CUIABÁ/MT (AV. VER. JULIANO DA COSTA MARQUES, S/Nº - BELA VISTA, CUIABÁ - MT, 78050-560); 2 – AQUANÁLISE S/S LTDA, CUIABÁ/MT (AV. AGRICOLA PAES DE BARROS, Nº 306 – CIDADE ALTA, CUIABÁ-MT, 78.025-332); 3 – FARMÁCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, CUIABÁ/MT (AV. ISAAC PÓVOAS, 583 - CENTRO, CUIABÁ - MT, 78005-340).
RESUMO:
A água purificada é o veículo mais utilizado em manipulações, preparo de fórmulas farmacêuticas e cosméticas e na limpeza de superfícies e materiais. Ela pode ser obtida por diversos processos de purificação, como a osmose reversa, e sua qualidade deve ser monitorada quanto aos aspectos físico-químicos e microbiológicos. Este estudo teve como objetivo avaliar a microbiologia da água purificada utilizada em uma farmácia magistral no município de Cuiabá - MT, como estudo de caso, e elaborar um protocolo com as diretrizes necessárias para identificação, controle e ações corretivas e preventivas para garantia da qualidade microbiológica da água, considerado o problema mais recorrente no controle de qualidade. Os dados foram provenientes do monitoramento mensal realizado pela farmácia magistral no período de 2017 a 2021, realizado por provedor externo conforme as metodologias de coleta e ensaios preconizados pela Farmacopeia Brasileira e Standard Methods, em suas versões vigentes para o período. Em cinco anos, foram analisadas 60 amostras para os parâmetros de coliformes totais, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e bactérias heterotróficas, totalizando 240 dados. Todos os resultados microbiológicos analisados estiveram em conformidade com os padrões de controle de qualidade exigidos pela Farmacopeia Brasileira (2019) para água purificada magistral, indicados pela ausência de coliformes totais, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, e com o quantitativo de bactérias heterotróficas de no máximo 100 UFC/100mL. Um protocolo em forma de fluxograma foi elaborado para identificar problemas de contaminação microbiológica na matriz purificada durante o processo de produção e armazenamento, suas possíveis causas e a proposição de ações corretivas e preventivas para um controle mais eficiente de qualidade da água purificada.
PALAVRAS-CHAVE: osmose reversa, controle microbiológico, farmácia magistral, monitoramento, ações corretivas e preventivas.
Palavras-chave: osmose reversa, controle microbiológico, farmácia magistral, monitoramento, ações corretivas e preventivas |