Imprimir Resumo


Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 559-1

559-1

AVALIAÇÃO DO BACTERIOMA FECAL E CORRELAÇÃO COM MARCADORES INFLAMATÓRIOS SISTÊMICOS EM PACIENTES INFECTADOS PELO SARS-COV-2

Autores:
Larissa da Silva Souza (LAB LIM, IBB/UNESP - Laboratório de Imunomodulação e Microbiota, IBB/Unesp, IBB/UNESP - Departamento de Ciências Químicas e Biológicas, Micro/Imuno ) ; Pedro Coltro Coltro Estella (FMB/UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Ricardo Kazumi Noda (FMB/UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Luiza Ikeda Seixas Cardoso (FMB/UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Lhorena Ferreira Sousa (SCMRP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto) ; Miguel Takao Yamawaki Murata (SCMRP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto) ; João Luiz Brisotti (SCMRP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto) ; Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza (FMB/UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu) ; Ana Lúcia Barretto Penna (IBILCE/UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Gislane Lelis Vilela de Oliveira (IBB/UNESP - Departamento de Ciências Químicas e Biológicas, Micro/Imuno , LAB LIM, IBB/UNESP - Laboratório de Imunomodulação e Microbiota, IBB/Unesp)

Resumo:
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus associado à síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Segundo a OMS, o SARS-CoV-2 já infectou mais de 768 milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 6,95 milhões de óbitos, sendo 704.659 só no Brasil. A produção maciça de citocinas inflamatórias foi associada à evolução para casos graves, síndrome respiratória aguda grave, disfunção da coagulação e falência múltipla de órgãos. A resposta imune frente ao SARS-CoV-2 pode ser influenciada pelo status da microbiota intestinal. Sendo assim, o objetivo do trabalho é avaliar o bacterioma fecal em pacientes infectados pelo SARSCoV-2 e correlacionar à marcadores inflamatórios sistêmicos e dados clínicos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNESP (nº 4.310.336/2020) e todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. O bacterioma foi avaliado através do sequenciamento 16S e os marcadores inflamatórios serão analisados por citometria de fluxo e ELISA. Até o momento, nosso trabalho apresenta 101 pacientes com COVID19 aguda, 149 pós-COVID e 91 controles e vai contribuir significativamente para a identificação de fatores envolvidos na progressão da doença para casos graves e críticos. Nossos dados preliminares indicam disbiose intestinal em pacientes no período pós-COVID em relação aos controles, com alguns gêneros enriquecidos, como Desulfovibrio, Haemophillus, Dialister e Prevotella. Além disso, microrganismos benéficos da microbiota comensal, como espécies de Bifidobacterium e Akkermansia, estão significativamente reduzidos nos pacientes, principalmente nos que fizeram uso de antibióticos. Não observamos correlação dos níveis de anticorpos totais e proteína C reativa com microrganismos específicos da microbiota. Nossos próximos passos incluem as análises de citocinas e marcadores de permeabilidade intestinal em todos os pacientes e controles. A identificação de biomarcadores associados à disbiose intestinal e desregulação imunológica pode auxiliar na predição de casos graves/críticos da COVID-19, auxiliando na formulação de protocolos para rápida intervenção e redução de danos.

Palavras-chave:
 COVID-19, Microbiota, eixo-intestino-pulmão, inflamação