Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 144-1 | ||||
Resumo:O ensino de microbiologia refere-se à necessidade de atividades que permitam a percepção de um universo totalmente novo, esta vivência deve ser suficientemente significativa para promover mudança de hábitos e atitudes. Embora seja uma ciência relativamente nova, a microbiologia torna-se relevante por duas razões, primeiro pelo fato de os microrganismos serem considerados seres vivos modelos para o estudo dos fenômenos biológicos e para a compreensão da biologia molecular das células; e, segundo, por muitas transformações, voltadas para o bem-estar ambiental e humano, serem consequência da atividade dos microrganismos. Atualmente os insumos utilizados para as aulas de microbiologia, de ensino superior e médio, são adquiridos em empresas que utilizam componentes caros e formas muito elaboradas de feitura dos meios. Técnicas caras, demoradas e compostos de difícil aquisição tornam o produto de alto custo, impossibilitando instituições de ensino básico adquirir, e consequentemente, proporcionar as aulas práticas para os alunos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi elaborar um meio de cultura de baixo custo para a execução das aulas práticas, permitindo assim uma maior interação entre discentes e a disciplina de microbiologia. Para a elaboração do meio de cultura foi utilizado a coroa do abacaxi que, após seca e devidamente pulverizada, foi pesado 30 g/L e acrescidos com 0,08 g/L de nitrato de sódio (NaNO3), 0,02 g/L de sulfato de magnésio hepta-hidratado (MgSO4 7H2O), 0,03 g/L de fosfato dipotássio (K2HPO4) e 0,01 g/L de cloreto de potássio (KCl); assim, foram elaborados meios líquido e sólido (15 g/L de ágar). Os microrganismos foram semeados e o crescimento comparado ao meio de cultura padrão. Após testes com bactérias (gram positiva e negativa) e fungos constatou-se que o meio apresentava as características necessárias para o crescimento de fungos, mesmo àqueles mais seletivos quanto ao meio de cultura. Deste modo, o meio de cultura alternativo mostrou-se uma alternativa viável e sustentável para ser adotado dentro de sala de aula, uma vez que ele tem um baixo custo de fabricação, reduz a produção de lixo orgânico, prolonga a vida útil do alimento, além de ser uma metodologia acessível para o docente, e assim realizar a implantação desta técnica dentro do ambiente escolar. Palavras-chave: resíduo agroindustrial, meio de cultura, metodologia alternativa |