II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-052


Poster (Painel)
MH-052 FORMAÇÃO DE BIOFILME DE STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS ISOLADO DE CATETER VENOSO CENTRAL ATRAVÉS DE MÉTODOS FENOTÍPICOS E GENOTÍPICOS
Autores:Ana Lúcia Souza Antunes (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Cyntia Lazzarotto (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Jaqueline Becker Pinto (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Jéssica Weiss Bonfanti (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Camille Cattani Ferreira Pinto (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências MédicasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Alexandre José Macedo (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Ana Lúcia Peixoto Freitas (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências MédicasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) ; Afonso Luís Barth (UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUFRGS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas)

Resumo

Introdução: Durante muito tempo Staphylococcus epidermidis foi considerada uma bactéria comensal inócua da pele e mucosas do corpo humano. No entanto, atualmente é reconhecida como um importante patógeno nosocomial, causando infecções associadas ao uso de dispositivos implantáveis, como cateteres venosos centrais (CVCs). A formação de biofilme em superfícies poliméricas é considerada o fator de virulência mais importante na patogênese de infecções associadas a tais dispositivos. Este estudo compara o desempenho dos diferentes métodos para a detecção de amostras produtoras de biofilme em S. epidermidis isolados de CVCs.

Materiais e Métodos: foram analisadas 164 amostras de S. epidermidis obtidas de CVCs de pacientes internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de janeiro de 2008 a maio de 2009. A formação de biofilme foi avaliada através do teste fenotípico da microplaca com cristal violeta. No teste genotípico, através da técnica de PCR, foi verificada a presença dos genes icaA, icaD, aap e atlE .

Resultados e Discussão: Pelo teste da microplaca, 107/164 foram produtoras de biofilme, sendo 17 fortes, 23 moderadas, 67 fracas e 57 amostras não produziram biofilme. Nas amostras produtoras de biofiome, 104/107 (97%) portavam o genes icaA/icaD, 82/107 (77%) apresentavam o gene aap e  99/107 (93%) possuíam o gene atlE. Também foi observada uma sensibilidade de 97% quando se utilizou os genes icaA/icaD, e 93% com atlE,  sendo que o gene aap demonstrou um valor menor (77%). Nosso estudo sugere que, dos genes pesquisados, a alta prevalência do gene ica está diretamente relacionada com os isolados formadores de biofilme, sendo uma ferramenta útil para detectar estes isolados.

Conclusão: Diversos estudos têm ressaltado a importância clínica das infecções relacionadas a dispositivos implantáveis, como os CVCs. Sabe-se que a forma ideal de tratar estas infecções envolveria a remoção do dispositivo, uma vez que os mesmos se constituem em uma fonte de formação de biofilme. No entanto, a retirada do dispositivo pode ser um procedimento difícil em pacientes imunocomprometidos, reforçando a importância de desenvolver métodos (fenotípicos e genotípicos) de avaliação da capacidade de formação de biofilme, visto que esta formação está diretamente ligada ao aumento da resistência a drogas antimicrobianas.

Palavras-chave: biofilme, cateter venoso central, Staphylococus epidermidis.


Palavras-chave:  biofilme, catéter venoso central, Staphylococus epidermidis