II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-050


Poster (Painel)
MH-050EFEITO ADITIVO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Plectranthus amboinicus FRENTE Staphylococcus aureus RESISTENTE À METICILINA QUANDO COMBINADO OU NÃO COM VANCOMICINA OU CIPROFLOXACINA
Autores:Francisco Fábio Martins Oliveira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Breno Augusto Barroso Salgado (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Thially Braga Gonçalves (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Gilvandete Pinheiro Santiago (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Hermínio Benítez Rabello Mendes (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Cibele Meno Barreto Carvalho (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Danele de Souza Araújo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Aparecida Tiemi Nagao-dias (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng é uma espécie medicinal frequentemente usada no Brasil, especialmente no Nordeste, para o tratamento de várias denças, incluindo atividade antimicrobiana. Este estudo objetivou determinar a atividade atimicrobiana do óleo essencial de P. amboinicus contra cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), obtidas a partir de espécimes clínicos, assim como a atividade quando combinada com vancomicina (VAN) ou ciprofloxacina (CIP). O material botâncio foi coletado no horto de plantas medicinais Francisco José de Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O óleo essencial foi obtido pelo método de hidrodestilação e analisado por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa. A concentração inibitória mínima (MIC) e concentração bactericida mínima (CBM) foram analisadas pelo método de microdiluição em caldo em placas de 96 poços. O método do tabuleiro de xadrez foi utilizado para avaliar as interações entre o óleo essencial e a VAN e a CIP. A associação é dita sinérgica quando o índice de concentração inibitória (ICIF) for ≤  0,5, aditivo 0,50 < ICIF≤  1,0, indiferente 1,0 < FIC< 4 e antagônica ICIF  4. As 14 cepas de MRSA foram isoladas e identificadas no laboratório de microbiologia clínica do Hsopital Universitário Walter Cantídio, UFC. Todos os testes foram executados em paralelo com duas cepas padrões de S. aureus (ATCC 25923) e S. aureus (ATCC 65398). Três componentes foram identificados representando 96,47% do óleo essencial, sendo o carvacrol o majoritário (92,3%) seguido por b-cariofileno (3,19%) e óxido de cariofileno (0,98%). Estudos anteriores revelam o carvacrol como componente majoritário, porém em menores proporções variando entre 50% a 70%. A CIM determinada para o óleo variou de 0,156-0,078%, v/v, enquanto que o CBM permaneceu constante para todas as cepas testadas,  0,312%, v/v. A associação entre os antibióticos e o óleo apresentou-se como aditivo tanto pra vancomicina quanto para ciprofloxacina com o ICIF de 1,0 e 0,75, respectivamente. Os resultados não só corroboram com a atividade antibacteriana do óleo essencial das folhas de Plectranthus amboinicus (malvarisco) diante das cepas de MRSA, como também demonstra uma ação mais eficiente quando comparada com outros autores.


Palavras-chave:  Efeito aditivo, Extrato, Plectranthus amboinicus, S. Aureus resistente à meticilina