II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-042


Poster (Painel)
MH-042

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E EFEITO ADITIVO DO EXTRATO DE Plectranthus amboinicus FRENTE Staphylococcus aureus RESISTENTE À METICILINA QUANDO COMBINADO OU NÃO COM VANCOMICINA OU CIPROFLOXACINA

Autores:Francisco Fábio Martins Oliveira (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Breno Augusto Barroso Salgado (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Thially Gonlçalves Braga (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Brito Paula Cabral (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Gilvandete Pinheiro Santiago (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Cibele Barreto Meno Carvalho (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Daniele de Souza Araujo (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Aparecida Tiemi Nagao-dias (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng é uma erva medicinal popularmente usada para tratar doenças do trato respiratório e pele. Alguns estudos relatam sua atividade sobre bactérias, vírus e fungos. No entanto, poucos são aqueles que abordam atividade antimicrobiana contra bactérias multirresistentes. Este estudo objetivou determinar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico e etanólico das folhas de P. amboinicus contra cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), obtidas a partir de espécimes clínicos, assim como a atividade quando combinada com vancomicina (VAN) ou ciprofloxacina (CIP). O material botânico foi coletado no horto de plantas medicinais Franciso José de Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os extratos foram obtidos por maceração, sendo em seguida fracionado o etanólico por partição líquido-líquido, obtendo-se cinco frações: hexânica, éter de petróleo, diclorometano, acetato de etila e metanol. A concentração inibitoria mínima (MIC) e concentração bactericida mínima (CBM) foram analisadas pelo método de microdiluição em microplacas de 96 poços. O método do tabuleiro de xadrez foi utilizado para avaliar as interações entre vancomicina ou ciprofloxacina e os extratos vegetais e frações. A associação é dita sinérgica quando o índice de concentração inibitória fracionada (ICIF) for ≤ 0,5, aditivo 0,50 < ICIF ≤ 1,0, indiferente 1,0 < ICIF < 4 e antagônica ICIF ≥ 4. As 14 cepas foram isloadas e identificadas no laboratório de microbiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, UFC. Todos os testes foram executados em paralelo com duas cepas padrões S. aureus (ATCC 25923) e S. aureus (ATCC 65398). As CIMs dos extratos e frações variaram de 4000-8000 μg/mL  para os extratos hidroalcoólico e etanólico, 2000-8000 μg/mL para a fração do acetato de metila e de 125-250 μg/mL para a fração de diclorometano. A associação entre o extrato hidroalcoólico e os antibióticos apresentou-se como indiferente com o ICIF de 2 e 2,5 para VAN e CIP, respectivamente. Enquanto que na combinação entre os antibióticos e a fração do diclorometano observamos um efeito aditivo com ICIF de 0,75 e 1 para VAN e CIP, respectivamente.Os extratos demonstram ter ação contra MRSA, porém a fração obtida com diclorometano não só apresentou um MIC muito inferior aos extratos como também demonstrou um efeito aditivo quando combinada com a vancomicina ou ciprofloxacina.


Palavras-chave:  Efeito aditivo, Extrato, Plectrantus amboinicus, S. aureus resistente à meticilina