II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-062


Poster (Painel)
MH-062Atividade do óleo essencial de Plectranthus ambonicus contra Klebsiella pneumoniae ESBL e Pseudomonas aeruginosa produtora de carbapenemases.
Autores:Thially Braga Gonçalves (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica) ; Francisco Fábio Martins Oliveira (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica) ; Paula Brito Cabral (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica) ; Gilvandete Maria Pinheiro Santiago (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica) ; Cibele Barreto Mano Carvalho (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica) ; Aparecida Tiemi Nagao-dias (UFC - Programa de pós graduação em Microbiologia Médica)

Resumo

Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng (Labiatae), conhecida popularmente como malvarisco, é uma erva perene, aromática, cultivada em todo o norte e nordeste do Brasil. A planta possui folhas crenadas e alto teor mucilaginoso, com propriedade protetora da mucosa bucal. Este trabalho objetivou verificar o potencial antibacteriano do óleo essencial das folhas de Plectranthus amboinicus frente a Klebsiella pneumoniae ESBL e Pseudomonas aeruginosa produtora de carbapenemases. O material botânico foi coletado no Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará. O óleo essencial foi obtido pelo método de hidrodestilação em aparelho do tipo Clevenger. A composição química foi determinada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa. Para a avaliação da atividade antibacteriana do óleo essencial, foram determinadas as concentrações inibitórias mínimas (CIM) e bactericidas mínimas (CBM) do mesmo através da técnica de microdiluição em caldo Muller-Hinton, utilizando placas de poliestireno de 96 poços. Foram testadas 10 cepas multirresistentes de Klebsiella pneumoniae obtidas de isolados clínicos e uma cepa padrão de K.pneumoniae produtora de beta lactamases de espectro ampliado (ATCC 5768) e 10 cepas multirresistentes de Pseudomonas aeruginosa obtidas de isolados clínicos e uma cepa padrão de P. aeruginosa produtora de carbapenemases (ATCC 3856). Concentrações de 0,08; 0,15; 0,3; 1,25; 2,5; 5;0 % do óleo essencial foram testadas em duplicatas, paralelamente ao antibiótico Ciprofloxacina (µg/ml). As cepas clínicas e padrão de Klebsiela pneumoniae apresentaram CIM de 0,15% para o óleo essencial em teste e de 3µg/mL para o antibiótico testado. As cepas clínicas e padrão de Pseudomonas aeruginosa apresentaram CIM de 0,3% para o óleo essencial em teste e 0,8µg/mL para o antibiótico. As cepas de ambas as espécies apresentaram CIMs similares aos das CBMs. Na análise do óleo essencial de Plectranthus amboinicus foram identificados 3 componentes principais, carvacrol (93,2%), β-cariofileno (3,19%) e óxido cariofileno (0,98%). No presente trabalho, verificamos excelente atividade antibacteriana de Plectranthus amboinicus frente a ambas as espécies multirresistentes de Klebsiella pneumoniae ESBL e P. aeruginosa produtora de carbapenemases.


Palavras-chave:  Composição química, Multirresitencia, Óleo essencial, Plectranthus amboinicus