II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-037


Poster (Painel)
MH-037Análise do perfil de proteínas totais por meio de SDS-PAGE como ferramenta na identificação de isolados clínicos: Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus.
Autores:Mariah Costa Carvalho de Resende (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Odelta Santos (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Gabriel Dickin Caldana (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Resumo

Os Staphylococcus coagulase negativos (SCoN) têm emergido como causa importante do aumento de infecções sanguíneas, estando associados com significativa morbidade e mortalidade.A identificação de espécies de SCoN não é uma prática comum nos laboratórios de rotina. Os procedimentos costumam ser caros ou consumirem tempo demasiado quando realizados manualmente. A análise dos padrões protéicos por meio da técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE) tem se mostrado promissora. Especialmente em casos de isolados de Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus de difícil identificação pelos testes convencionais e o último pela utilização da identificação apenas pelo disco de novobiocina. O objetivo deste estudo foi avaliar a referida técnica na identificação de isolados clínicos de S. epidermidis e S. saprophyticus. Foram selecionados, aleatoriamente, 18 isolados clínicos da coleção de cocos gram-positivos da UFCSPA identificados previamente como SCoN nos laboratórios de origem. Dentre os isolados clínicos, a técnica fenotípica tradicional identificou 12 Staphylococcus epidermidis e 6 Staphylococcus saprophyticus. A técnica de SDS-PAGE teve 100% de concordância com o método fenotípico tradicional. A similaridade intra-espécies variou de 61,9% a 98% entre os Staphylococcus epidermidis e de 60,8% a 88,5% entre os Staphylococcus saprophyticus. De acordo com os resultados obtidos observamos que além de resolutiva a técnica de SDS-PAGE precisa de menor tempo para a identificação do que os métodos tradicionais. Por conseguinte, o presente estudo demonstrou que a técnica de análise do padrão de proteínas totais por meio de SDS-PAGE pode ser utilizada para a identificação de isolados de Staphylococcus coagulase-negativos das espécies mais prevalentes.

Apoio financeiro: CNPq


Palavras-chave:  SDS-PAGE, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus