II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-020


Poster (Painel)
MH-020 Utilização da técnica de análise do perfil de proteínas totais (SDS-PAGE) na diferenciação dos gêneros e espécies de Enterococcus, Staphylococcus e Streptococcus
Autores:Odelta Santos (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde) ; Ariele Lima de Mello (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde) ; Mariah Costa Carvalho de Resende (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde) ; Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde)

Resumo

As técnicas convencionais de diagnóstico, muitas vezes, não são capazes de identificar corretamente as espécies dos gêneros Enterococcus, Staphylococcus e Streptococcus. Ao mesmo tempo, a grande maioria das técnicas moleculares existentes é onerosa e não está disponível para todos laboratórios. Nesse contexto, a análise do perfil de proteínas totais, através de eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE), parece ser simples e bastante discriminatória na diferenciação entre gêneros e diferentes espécies.A identificação correta das espécies auxilia em estudos epidemiológicos e é importante para a orientação da correta terapêutica utilizada. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar a capacidade da técnica de SDS-PAGE na identificação de isolados controles e clínicos de cocos gram-positivos. Foram submetidos à análise do perfil de proteínas totais 7 amostras padrão dos três gêneros: Enterococcus faecalis SS 1273, Enterococcus faecium SS 1274, Staphylococcus aureus ATCC 25923, Staphylococcus epidermidis ATCC 14990, Streptococcus equi subsp. equi ATCC 9528, Streptococcus gallolyticus ATCC 9809, Streptoccus pyogenes ATCC 19615. Também foram analisados 3 isolados clínicos de cada espécie. Esses isolados foram escolhidos de maneira randômica na coleção de cocos gram-positvos da UFCSPA. Os padrões de similaridade foram analisados pelo coeficiente de Dice e a correlação e os dendogramas foram construídos pela média aritimética dos grupos não ponderados (UPGMA) através do Software BioNumerics.  O resultado do padrão de bandas demonstrou um padrão proteico diferente entre os três gêneros. Esses resultados sugerem que a tecnica de SDS-PAGE é promissora para identificação e diferenciação de cocos  gram-positivos, bem como que é espécie-específica. Entretanto, são necessários mais estudos, sobretudo, envolvendo um maior números de amostras. 


Palavras-chave:  SDS-PAGE, Enterococcus, Staphylococcus, Streptococcus, identificação