II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-035


Poster (Painel)
MH-035AVALIAÇÃO "IN VITRO" DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS DE COPAÍBA E ANDIROBA FRENTE A BACTÉRIAS DE ORIGEM COMUNITÁRIA E HOSPITALAR.
Autores:Eliseth Costa Oliveira de Matos Matos (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Jaqueline Rosa Rosa (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

As copaíbas são popularmente conhecidas como copaiberas ou pau-d’óleo, árvores nativas da região tropical da América Latina e também da África Ocidental. Na região amazônica o óleo de copaíba é extremamente utilizado como planta medicinal, assim como o óleo de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) que vem sendo explorado na Amazônia como produto medicinal e na produção de cosméticos.

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade antimicrobiana dos óleos de copaíba e andiroba frente a bactérias de origem comunitária e hospitalar. Os óleos de copaíba e de andiroba foram adquiridos no Laboratório de Fitoterápicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-PA). Utilizamos especialmente estes pela pureza dos produtos, Sendo que o óleo de copaíba foi extraído da espécie Copaifera reticulata Ducke, onde sua exsicata de n.º 183939 pode ser encontrada no Herbário IAN da Embrapa Amazônia Oriental (PA), procedida do município de Belterra, PA, O óleo de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é procedente da Ilha do Combu, PA. e as bactérias Gram negativas foram cedidas pelo Laboratório de Microbiologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto, para os testes de atividade antimicrobiana dos óleos foram utilizados o método de difusão cavidade placa em ágar. Dos resultados obtidos observamos que a ação do óleo de copaíba contra bactérias Gram positivas ficou em torno de 84% para S. aureus, 75% para S. epidermidis e para as bactérias Gram negativas, 33% para P. aeruginosa com produção de halo de inibição entre 0,2 mm a 0,7 mm, em contrapartida todas as bactérias testadas foram 100% resistentes ao óleo de andiroba. Com o método de placa em ágar com orifício obtivemos resultados satisfatórios, em alguns casos, convergentes com o que cita a literatura consultada. É um método rápido e de baixo custo quando comparado com outros métodos oferecidos no mercado. Os resultados demonstraram que o óleo de copaíba apresenta ação bacteriostática sobre as espécies Staphylococcus spp. que inibiram o crescimento de microorganismos com produção de halo de inibição. Enquanto que a andiroba não apresentou nenhuma alteração no meio, ou seja, não constatamos a ação bacteriostática do óleo de andiroba.Com base nestes resultados, pode-se dizer que óleos de copaíba são fontes promissoras de novos compostos no tratamento das doenças infecciosas.

 

Palavras-chave: Bacteriologia, resistência bacteriana, atividade antimicrobiana.


Palavras-chave:  ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, ANDIROBA, BACTERIOLOGIA