II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-041


Poster (Painel)
MH-041Potencial antibacteriano de diterpenos do tipo pimarano frente a bactérias anaeróbias isoladas de polpas infectadas
Autores:Susane Hellen Utrera (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Erika Borges dos Reis (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Maria Gorete Mendes de Souza (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Sergio Ricardo Ambrósio (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Daniel Oliveira Borges (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; Carlos Henrique Gomes Martins (UNIFRAN - Universidade de Franca)

Resumo

Uma das principais causas do fracasso no tratamento endodôntico é a persistência de microrganismos no interior do sistema de canais radiculares em portadores de necrose pulpar, após a instrumentação do canal. A busca de novos farmácos para melhorar as taxas de sucesso deste tratamento, quando da utilização da medicação intra-canal, passou a ser um dos principais desafios dos pesquisadores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana dos diterpenos do tipo pimarano ent-pimara-8(14), 15-dien-19-óico, ácido ent-8(14), 15-pimaradien-3b-ol e ácido ent-8(14), 15-pimaradien-3b, 19-diol obtidos a partir de espécies do gênero Viguiera arenaria frente a bactérias anaeróbias, comumente isolados de polpas necróticas infectadas. Para a avaliação da atividade antibacteriana foram utilizados o método da diluição em caldo para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e comprovação do efeito bactericida ou bacteriostático dos compostos. Os experimentos foram realizados nas concentrações de 0,195mg/mL a 400mg/mL. O estudo demonstrou atividade antibacteriana para a maioria dos diterpenos analisados frente às bactérias testadas. Os melhores resultados da CIM e CBM foram para o ácido ent-pimara-8(14), 15-dien-19-óico com 1mg/mL frente a cepa Prevotella intermédia (isolado clínico) para o ácido ent-8(14), 15-pimaradien-3b-ol valores da CIM e CBM de 2,5 mg/mL frente a Bacteroides fragilis (ATCC 25285) e para o ácido ent-8(14), 15-pimaradien-3b, 19-diol com uma CIM de 10mg/mL frente a Peptostreptococcus anaeróbios (ATCC 27337). Com base nos resultados obtidos pelo estudo concluímos que os diterpenos (ent-pimara-8(14), 15-pimaradien-3b-ol) são substâncias potencialmente promissoras, o que sugere a sua utilização como protótipos frente a bactérias anaeróbias no tratamento de infecções endodônticas.

Agradecimentos: FAPESP, CNPq e Unifran

 

 

 

 


Palavras-chave:  bactérias anaeróbias, método de microdiluição, diterpenos