II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-015


Poster (Painel)
MH-015

AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE Streptococcus pneumoniae EMPREGANDO A ANÁLISE DO POLIMORFISMO NUMÉRICO DE SEGMENTOS REPETITIVOS EM MÚLTIPLOS LOCI E A ANÁLISE DOS PERFIS DE FRAGMENTAÇÃO DO DNA POR ELETROFORESE EM CAMPO PULSADO

Autores:Tatiana de Castro Abreu Pinto (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Aline Rosa Vianna de Souza (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Sandrine Ester da Cruz Monteiro de Pina (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Camille Alves Brito de Moura (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fabíola Cristina de Oliveira Kegele (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Natália Silva da Costa (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; José Cerbino Neto (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Maria Cristina Silva Lourenço (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Carlos Everaldo Alvares Coimbra Júnior (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Lúcia Martins Teixeira (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Felipe Piedade Gonçalves Neves (UFF - Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Streptococcus pneumoniae é um importante agente de infecções invasivas e não-invasivas, contribuindo significativamente para a morbidade e a mortalidade entre seres humanos. Os polissacarídeos que compõem a sua cápsula são um fator essencial para a sua virulência e constituem a base para os principais sistemas de tipagem empregados em estudos epidemiológicos desta espécie. Além da determinação dos tipos capsulares, seja por métodos sorológicos ou genéticos, outras técnicas são também utilizadas para o rastreamento epidemiológico deste microrganismo, sobretudo a análise dos perfis de fragmentação do DNA cromossômico por eletroforese em campo pulsado (PFGE, Pulsed-Field Gel Electrophoresis) e MLST (Multi-locus Sequence Typing). No entanto, essas metodologias geralmente são laboriosas, demoradas e de custo elevado. Na tentativa de estabelecer um método satisfatoriamente discriminatório e, ao mesmo tempo, com custo e tempo de execução reduzidos, a técnica de análise do polimorfismo numérico de segmentos repetitivos em múltiplos loci [MLVA, Multiple Loci VNTR (Variable-Number Tandem Repeat) Analysis] aparece como uma interessante alternativa. Neste trabalho, a técnica de MLVA foi utilizada, em conjunto com a de PFGE (após digestão com a endonuclease de resitrição SmaI), para analisar amostras de S. pneumoniae isoladas, entre 2008 e 2009, da nasofaringe de membros de uma população indígena, residente na cidade de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. As amostras (total de 48) foram previamente identificadas por métodos convencionais e caracterizadas quanto ao tipo capsular, empregando a técnica de PCR multiplex, e ao perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. Seis amostras apresentaram resistência à optoquina, sendo 3 derivadas de populações mistas, o que constitui um perfil fenotípico atípico. O tipo capsular 6 foi o predominante, presente em 37,5% (18 amostras). Todas as 48 amostras apresentaram sensibilidade à clindamicina, ao cloranfenicol, à levofloxacina, à rifampicina e à vancomicina; enquanto que aproximadamente 2% apresentaram resistência a eritromicina e tetraciclina, 25% à penicilina e 77% à sulfametoxazol rimetoprim. Treze complexos clonais (CC), compreendendo 31 RTs (Repeat Type), foram obtidos pela técnica de MLVA, com a predominância do CC denominado de L1, presente em 33,4% das amostras, todas pertencentes ao tipo capsular 6. Associações com tipos capsulares específicos foram observadas para quase todos os CCs encontrados. Os resultados gerados com o uso de MLVA foram concordantes com aqueles obtidos pela técnica de PFGE, evidenciando o poder discriminatório dessa metodologia alternativa e o seu potencial uso para estudos epidemiológicos da espécie S. pneumoniae.


Palavras-chave:  MLVA, PFGE, Streptococcus pneumoniae, Tipos capsulares