II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-012


Poster (Painel)
MH-012

ANÁLISE DO POLIMORFISMO NUMÉRICO DE SEGMENTOS REPETITIVOS EM MÚLTIPLOS LOCI (MLVA) COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE Streptococcus pneumoniae PERTENCENTES AO SOROTIPO 14

Autores:Natália Silva da Costa (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de JaneiroFCM - UERJ - Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, UERJ) ; Tatiana de Castro Abreu Pinto (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fabíola Cristina de Oliveira Kegele (IFF - FIOCRUZ - Patologia Clínica, Instituto Fernandes Figueira) ; Vânia Lúcia Carreira Merquior (FCM - UERJ - Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, UERJ) ; Lúcia Martins Teixeira (UFRJ - Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A espécie Streptococcus pneumoniae continua sendo uma das principais causas de infecções invasivas e não-invasivas, tais como meningite, pneumonia, septicemia e otite média, em diversos países. A cápsula polissacarídica é o principal fator de virulência desse microrganismo, sendo também considerada como um importante marcador para estudos epidemiológicos. Mais de 90 tipos capsulares distintos já foram identificados, até o momento, dentre os quais se destaca o sorotipo 14 pela prevalência elevada, em várias regiões, assim como pela frequente associação com infecções invasivas e com a resistência a antimicrobianos. Além da determinação dos tipos capsulares de S. pneumoniae, o rastreamento epidemiológico desse microrganismo deve incluir a aplicação de métodos moleculares para a avaliação da diversidade genética, entre os quais se destacam BOX-PCR, PCR-RFLP, PFGE e MLST. Apesar de algumas dessas metodologias serem eficientemente discriminatórias para amostras de diversos sorotipos, são relativamente onerosas, consomem muito tempo e os resultados são de difícil comparação entre diferentes laboratórios. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o poder discriminatório da técnica de análise do polimorfismo numérico de segmentos repetitivos em múltiplos loci [MLVA, do inglês Multiple Loci VTNR (Variable-Number Tandem Repeat) Analysis] para determinar a diversidade genética de 40 amostras de S. pneumoniae pertencentes ao sorotipo 14, isoladas de diversas fontes clínicas, em diferentes locais e períodos de tempo. A caracterização dos tipos MLVA (RTs, Repeat Type) foi realizada por reações de PCR uniplex para 18 loci distintos. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos pela análise dos perfis de fragmentação do DNA cromoccômico, por eletroforese em campo pulsado (PFGE), após a digestão com a endonuclease de restrição SmaI. Foi observada a ocorrência de 5 complexos clonais (CC) e de 11 RTs. O CC denominado L14 foi o predominante, compreendendo cerca de 50% das amostras analisadas. A elevada correlação observada entre as duas metodologias evidencia o poder discriminatório da versão proposta da técnica de MLVA, que adicionalmente alia menor tempo e custo de execução, configurando-se como uma importante alternativa para uso em estudos epidemiológicos de S. pneumoniae do sorotipo 14.


Palavras-chave:  MLVA, Sorotipo 14, Streptococcus pneumoniae