II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-033


Poster (Painel)
MH-033Frequência de enterobactérias produtoras de beta-lactamases de espectro estendido isoladas de pacientes de um hospital público de Juiz de Fora - Minas Gerais
Autores:Wilson Valente Júnior (HRJP/FHEMIG - HOSPITAL REGIONAL JOÃO PENIDO/FHEMIG) ; Kelly Cristina Ferreira Abi-zaid (HRJP/FHEMIG - HOSPITAL REGIONAL JOÃO PENIDO/FHEMIG) ; Orlando Vieira de Sousa (FFB/UFJF - FACULDADE DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA) ; Maria Silvana Alves (FFB/UFJF - FACULDADE DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA)

Resumo

A produção de b-lactamases de espectro estendido (ESBL) corresponde ao principal mecanismo de resistência aos b-lactâmicos em enterobactérias. Nas últimas décadas, as bactérias Gram-negativas têm adquidrido um papel importante nas infecções hospitalares, sendo consideradas como um dos principais agentes etiológicos e um problema para a Saúde Pública devido a sua prevalência e altos índices de resistência associados à mortalidade. O presente trabalho teve como objetivo determinar a frequência de enterobactérias produtoras de ESBL isoladas de pacientes de atndidos no Hospital Regional João Penido/Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009. Neste período, foram analisadas 1215 amsotras de enterobactérias obtidas de espécimes clínicos diversos. Todas as amostras foram fenotipicamente caracterizadas através de de procedimentos microbiológicos rotineiros não-automatizados. O perfil de susceptibilidade foi obtido através do método de disco difusão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (|CLSI) e a detecção fenotípica das amostras produtoras de ESBL foi realizada pelo teste de difusão dos discos ou método da dupla difusão. Das 1215 amostras analisadas, 384 (32%) revelaram-se produtoras de ESBL, sendo 318 (83%) correspondiam a grupos bacterianos cuja pesquisa desse determinante de resistência era preconizada pelos critério do CLSI e 66 (17%) não previstos por esse documento. As amostras de enterobactérias produtoras de ESBL, cuja detecção não estava prevista pelo CLSI, foram isoladas de todos os setores do hospital, assim com de pacientes ambulatoriais. As Unidade de Tratamento Intensivo foram os setores com maior frequência de isolamento de amostras produtoras de ESBL. Os resultados obtidos neste estudo demonstram a necessidade da realização de testes para detecção de ESBL em toda amostra de enterobactéria isolada no hopital investigado, visto que o conhecimento do mecanismo de resistência é imprescindível para fins epidemiológicos, sendo de suma importância para o estabelecimento de estratégias de controle de infecções associadas aos cuidados de saúde.


Palavras-chave:  ESBL, Resistência bacteriana, beta-lactâmicos, Enterobactérias