II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-002


Poster (Painel)
MH-002Similaridade genotípica entre linhagens de Salmonella Enteritidis isoladas de humanos e alimentos entre 1986 e 2010 no Estado de São Paulo, Brasil.
Autores:Fábio Campioni (FCFRP/USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP) ; Alzira Maria Morato Bergamini (IAL-RP - Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto) ; Marta Inês Cazentini Medeiros (IAL-RP - Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto) ; Juliana Pfrimer Falcão (FCFRP/USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP)

Resumo

A doença decorrente da infecção por Salmonella é um dos maiores problemas de saúde no mundo em termos de morbidade e mortalidade. A partir de meados dos anos 80 a sorovariedade Enteritidis passou a ser a mais prevalente como causa de surtos de salmonelose no mundo. No Brasil, essa prevalência foi notada a partir dos anos 90, porém poucos estudos de tipagem molecular foram realizados para verificação do perfil genotípico dessas linhagens. O objetivo desse trabalho foi tipar molecularmente linhagens de Salmonella Enteritidis de origem clínica e de alimentos para verificar possíveis relacionamentos de linhagens de surtos e de casos esporádicos bem como possíveis perfis genotípicos predominantes em períodos de tempo. Para isso a tipagem molecular por Enterobacterial Repetitive Intergenic Consensus (ERIC-PCR) foi realizada em 128 linhagens de S. Enteritidis isoladas em diversas cidades do Estado de São Paulo de fezes humanas (67) e de alimentos (61), de surtos e de casos esporádicos, durante o período de 1986 a 2010. Para Eric-PCR foram utilizados 50pmol de cada primer universal de ERIC, 1,25mM de dNTP, 5mM de MgCl2, 2U de Klen taq®, tampão da enzima 1X e 100ng de DNA genômico. Os ciclos para a PCR foram de desnaturação inicial a 94ºC/7min. seguida por 30 ciclos de: 94ºC/30s, 52ºC/1min. e 65ºC/8min. e extensão final de 65ºC/10min. A construção do dendrograma de similaridade genotípica foi realizada pelo programa BioNumerics 5.1, utilizando-se o algorítimo UPGMA e o cálculo de similaridade utilizando-se o índice DICE. O dendrograma gerado dividiu as linhagens em três grupos denominados A, B e C. No grupo A, ficaram agrupadas 58 linhagens com >86% de similaridade entre si, isoladas entre 1986 e 2002. No grupo B, ficaram agrupadas 53 linhagens com >87% de similaridade entre si, isoladas entre 1996 e 2006. No grupo C, agruparam-se 17 linhagens com >77% de similaridade entre si, isoladas entre 1998 e 2010. Linhagens de casos esporádicos agruparam-se junto a linhagens de surtos, bem como linhagens de alguns surtos foram separadas em subgrupos diferentes. Não foi observada predominância de perfis genotípicos específicos em períodos de tempo. Os dados obtidos sugerem que as linhagens de S. Enteritidis estudadas possivelmente descendem de um precursor comum que pouco se diferenciou ao longo de 24 anos e que tem contaminado humanos e alimentos em surtos e casos esporádicos no Estado de São Paulo.

Apoio Financeiro: FAPESP  


Palavras-chave:  Salmonella Enteritidis, salmonelose, Tipagem molecular, ERIC-PCR